Violência

Menina baleada em abordagem da PRF foi atingida por três tiros

Heloísa está em estado grave no hospital de Saracuruna

Heloísa tem apenas três anos e voltava com a família da casa de parentes quando foi atingida
Heloísa tem apenas três anos e voltava com a família da casa de parentes quando foi atingida |  Foto: Arquivo da família

A pequena Heloísa dos Santos, de 3 anos, voltava da casa de familiares, em Itaguaí, quando foi atingida por tiros na noite desta quinta-feira (7). Segundo William Silva, pai da menina, foram ouvidos mais de quatro disparos em direção ao veículo. Três atingiram Heloísa que estava ao lado da tia e da irmã no banco de trás

"Eu passei por eles, [policiais] eles estavam apagados, parado no cruzamento. Aí eles ligaram o carro e vieram. Só que eles foram chegando muito perto, e ascenderam o giroflex, eu dei seta e parei. Na hora que o carro estava quase parado foi quando ouvi os disparos. Eu ouvi uns 4, 5 disparos. Foi nessa hora que eu, automaticamente, abri as portas, todo mundo foi saindo", conta.

Segundo William, ele havia comprado o carro há cerca de dois meses, e que após o ocorrido, a PRF disse que consta um registro de roubo do veículo. Ele afirma que, segundo o antigo proprietário, nenhuma queixa de roubo foi feita.

"O carro que eu estou eu tenho há dois meses, e ano passado ele consta um roubo. Isso eu fiquei sabendo por eles ontem [quinta]. O cara que me vendeu o carro está vindo aqui, junto do proprietário, para esclarecer esse caso. Ele disse que nunca deu queixa de roubo", afirma.

Para o pai da vítima, os agentes chegaram a alegar que os disparos não partiram das armas deles, e sim de um outro veículo na pista. Mas, William alega que não havia mais ninguém no local.

William está no hospital acompanhando a filha
William está no hospital acompanhando a filha |  Foto: Marcelo Eugênio
Eu fiquei com medo deles darem mais tiros, fui logo saindo do carro, a minha pequena foi a única que não saiu. Eles disseram que os tiros vieram de outro carro que estava passando, mas só tinha o meu carro e a viatura William Silva, pai de Heloísa

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima deu entrada na unidade às 21h07 desta quinta-feira (7), vítima de três tiros, um na cabeça, outro no pescoço e um terceiro nas costas.

O último boletim divulgado pelo hospital informa que a menina deu entrada na unidade trazida por viatura da PRF. A direção da unidade disse ainda que a criança chegou com rebaixamento de nível de consciência, sangramento ativo no couro cabeludo, sendo sedada e entubada.

Heloísa está na UTI e foi vítimas de três disparos
Heloísa está na UTI e foi vítimas de três disparos |  Foto: Marcelo Eugênio

A paciente foi avaliada por equipes de neurocirurgia e pediatria, com realização de exames de imagem e laboratório. Foi encaminhada para o centro cirúrgico, onde passou por procedimento. No momento a criança está no CTI do hospital e seu estado é grave. Heloísa vai precisar ficar em observação nas próximas 48h.

Policiais afastados

Por meio de nota, a Polícia Rodoviária Federal informou que três agentes envolvidos no caso foram afastados.

"As circunstâncias estão em apuração pela Corregedoria da PRF. A instituição colabora com as investigações da polícia judiciária para o esclarecimento dos fatos. 

Os policiais envolvidos foram preventivamente afastados das funções operacionais, inclusive para atendimento e avaliação psicológica", diz o comunicado. A PRF acrescentou que "expressa seu mais profundo pesar e solidariza-se com os familiares da vítima, assim como está em contato para prestar apoio institucional".

< Cabral desiste de ser enredo de escola de samba: 'Não é o momento' Namorada do influenciador Tiago Toguro apresenta melhora: 'Vitória' <