Polícia

Milicianos da Zona Oeste são condenados no Rio de Janeiro

Imagem ilustrativa da imagem Milicianos da Zona Oeste são condenados no Rio de Janeiro
GAECO está responsável pelo caso. Foto: Divulgação

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), obteve, nesta quinta-feira (25/11), a condenação dos milicianos Gerardo Alves Mascarenhas, vulgo "Pirata", e Benedito Aurélio Ferreira Carvalho, integrantes de uma organização criminosa que atua em comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Gerardo e Benedito foram condenados, cada um, pelo IV Tribunal do Júri, a nove anos de prisão em regime fechado.

Os dois acusados foram alvo da operação “Intocáveis”, realizada em 2019 para prender 13 integrantes de uma organização criminosa atuante nas comunidades de Rio das Pedras, Muzema e adjacências. Benedito foi preso em janeiro de 2019, e Gerardo foi preso pelo GAECO/MPRJ em setembro do mesmo ano, no município de Coreaú, no Ceará. Além de servirem como "laranjas" da organização criminosa, Gerardo, vulgo "Pirata", ainda integrava o braço armado da milícia local.

Recentemente, o GAECO/MPRJ obteve a condenação de outros oito milicianos : Ronald Paulo Alves Pereira, Daniel Alves de Souza, Mauricio Silva Costa, o Maurição; Manoel de Brito Batista; Fabio Campelo Lima,  Fabiano Cordeiro Ferreira, o Mágico; Jorge Alberto Moreth, o Beto Bomba e Laerte Silva de Lima.

< Repescagem da Copa do Mundo coloca gigantes frente a frente; um ficará de fora Rio realiza operação conjunta para demolir construções da mílicia na Zona Oeste <