Polícia

Ministério Público pede soltura de atendente preso em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Ministério Público pede soltura de atendente preso em Niterói
MPRJ pediu soltura do atendente José Maurício Silva Almeida. Foto: Karina Cruz

Dias após a manifestação de familiares e amigos do atendente José Maurício Silva Almeida, de 30 anos, ocorrida no último sábado (16), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) pediu a revogação da prisão do morador do Buraco do Boi, na Zona Norte de Niterói.

Ele foi acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas, mas alega ter sido confundido com um criminoso da localidade em que mora, que é controlada pela facção criminosa Comando Vermelho. Ele foi preso no último dia 4 após se apresentar no Fórum de Niterói ao ter ciência sobre um mandado de prisão em seu nome.

Segundo o MPRJ, o pedido deve-se a primariedade do suspeito, a comprovação do vínculo empregatício e as circunstâncias do caso concreto. O pedido de soltura do atendente foi enviado ao Juízo da 3ª Vara Criminal de Niterói, responsável pelo caso.

“Considerando a apresentação espontânea do acusado, bem como sua primariedade, vínculo empregatício e as circunstâncias do caso concreto, o Ministério Público requereu a revogação de sua prisão preventiva, para que fosse substituída por medidas cautelares alternativas, como comparecimento mensal em cartório durante o curso do processo e vedação de comunicação com testemunhas e a vítima”.

Nota do MPRJ

Questionado a respeito do pedido do MP, o Tribunal de Justiça se limitou a dizer que “no último dia 6, um pedido de habeas corpus feito pela defesa do acusado já havia sido negado pela juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói”. Indagado sobre os próximos passos do processo, o TJ afirmou que “o último movimento desse processo indica que, nesta segunda-feira (18), a defesa do acusado apresentou defesa para o réu e que o pedido será analisado em juízo”.

Acusação de tentativa de homicídio e tráfico de drogas

José Maurício vem sendo acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas após a vítima do ataque criminoso ter o reconhecido como um dos três responsáveis pelos disparos que passaram a poucos metros do seu corpo em caso ocorrido no dia 18 de agosto deste ano.

Segundo os investigadores da Delegacia do Fonseca, a vítima da tentativa de homicídio teria ido visitar a avó na localidade conhecida como Buraco do Boi, no dia 18 de agosto, onde foi abordado por três homens, que atiraram na sua direção, sendo que ele conseguiu se desvencilhar e acionar uma viatura do Batalhão de Niterói (12°BPM). Durante buscas na região, um dos suspeitos de ter participado da empreitada criminosa foi preso e os outros dois conseguiram fugir.

Na delegacia, a vítima apontou José Maurício como sendo um dos envolvidos na ação criminosa, o que acabou acarretando em um mandado de prisão por tentativa de homicídio e tráfico de drogas por uma suposta ligação com o crime organizado da localidade. No início deste mês, agentes da distrital foram até a loja em que o atendente trabalha há quatro anos para cumprir o mandado de prisão contra José Maurício, mas o funcionário não estava no estabelecimento.

< Rebeca Andrade se classifica em três finais do Mundial de Ginástica Trio carioca está no top 10 de interações no Twitter na América Latina em setembro <