Tragédia

Morre idoso baleado durante operação no Jacarezinho

Valdemar Rufino foi atingido no peito

Homem morreu no dia do aniversário do filho
Homem morreu no dia do aniversário do filho |  Foto: Reprodução
 

Valdemar Rufino, baleado durante uma operação no Jacarezinho, morreu na manhã desta sexta-feira (17). O homem, de 66 anos, foi atingido no peito durante um confronto entre policiais do Batalhão de Choque e bandidos, nesta quinta-feira (16).

A vítima estava internada no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, onde deu entrada em estado grave e passou por cirurgia. Segundo nota emitida pela unidade, "o paciente não resistiu e faleceu".

Ao saberem da notícia, a filha dele entrou em desespero e o filho passou mal na entrada da unidade de saúde. Até o momento, eles não quiseram falar com a imprensa. 

Familiares emocionados no hospital
Familiares emocionados no hospital |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Segundo informações, Waldemar, que é montador e vendedor de móveis, havia acabado de fechar sua loja. Assim que deixava o local ele foi surpreendido por uma troca de tiros envolvendo traficantes da região e policiais militares. Durante o confronto, ele foi baleado no peito.

Valdemar era pai de um dos 28 homens que foram mortos durante operação policial no mesmo local, em 2021. O idoso morreu no mesmo dia em que o filho, John Jefferson Mendes Rufino da Silva, faria aniversário. 

O rapaz foi baleado e morreu na operação que matou mais 27 pessoas, incluindo um policial civil. Na versão da polícia, os jovens que morreram entraram em confronto com os agentes que buscavam prender traficantes da comunidade. O caso passou a ser investigado pelo Ministério Público, e, na época, a Defensoria Pública levantou a hipótese de indícios de execuções.

De acordo com a 25ª DP (Engenho Novo), os policiais militares envolvidos na ação foram ouvidos, e testemunhas serão chamadas para prestar depoimento. Os agentes também estão em busca de imagens de câmeras de segurança.

Em relação ao homem que morreu, o caso será transferido para a Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que dará continuidade às investigações para esclarecimento dos fatos.

< Veja fotos do acidente que deixou rastro de destruição em Niterói Caminhão perde o controle e causa grave acidente em Niterói <