Acordo
Morto em festa junina no Rio: família de jovem será indenizada pelo Estado
Herus Guimarães morreu em junho durante uma operação policial

A família de Herus Guimarães, office-boy de 24 anos morto após ser atingido por um tiro durante uma festa junina na comunidade de Santo Amaro, na Zona Sul do Rio, durante uma operação policial em 7 de junho, firmou um acordo de indenização com o Estado do Rio de Janeiro. O termo foi oficializado nesta quinta-feira (30).
Segundo o acordo, os familiares do jovem, incluindo pais, filho, companheira, avós e tios, receberão uma compensação por danos morais, com pagamento previsto para ocorrer em até 60 dias. Além disso, o filho de Herus, de 2 anos, terá direito a uma pensão mensal até completar 18 anos ou até os 24, caso esteja matriculado no ensino superior. Os valores definidos no acordo não foram divulgados.
A indenização foi estabelecida durante sessões de mediação conduzidas pela Coordenadoria de Autocomposição (COMPOR) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O acordo não interfere na investigação criminal, que segue em andamento para identificar e responsabilizar os envolvidos na morte.
Relembre o caso
Herus foi baleado na madrugada do dia 6 de junho, durante uma festa junina na comunidade de Santo Amaro, no bairro do Catete. Testemunhas relataram que ocorria uma apresentação de quadrilhas juninas com a presença de famílias e crianças quando um tiroteio teve início, causando pânico e correria entre os participantes.
Segundo Cristiano Pereira, líder da quadrilha Balão Dourado, que se apresentava no momento do incidente, policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) surgiram de becos a pé enquanto trocavam tiros com criminosos.
Na ocasião, a Polícia Militar informou, por meio de nota, que equipes do Bope realizavam uma ação emergencial após receberem denúncias sobre a presença de vários homens fortemente armados na comunidade. De acordo com a corporação, o grupo estaria se organizando para enfrentar uma facção rival em disputa por território na região.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




