Operação Sentinela
Jovem é preso em Niterói por crimes de pornografia infantil
Acusado, de 19 anos, foi capturado nesta sexta-feira (31)

Um jovem de 19 anos foi preso nesta sexta-feira (31), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, acusado de armazenar e compartilhar fotos e vídeos com conteúdo de abuso sexual infantil. Durante as buscas, os policiais apreenderam o celular do investigado, que será submetido à perícia técnica para dar continuidade às investigações. O bairro em que ele foi localizado não foi revelado.
De acordo com a Polícia Federal, o inquérito foi instaurado a partir de apurações realizadas pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos (GRCC), que identificou, por meio de ferramentas de investigação, a prática de crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As diligências resultaram na identificação do suspeito, responsável por armazenar, compartilhar e produzir arquivos com imagens e vídeos de pornografia infantil.
O jovem deverá responder pelos crimes de produção, armazenamento e compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual infantil, além de outras infrações que possam ser constatadas ao longo da investigação.
Alerta
A Polícia Federal reforça a importância de que pais e responsáveis monitorem e orientem seus filhos, tanto no ambiente virtual quanto no físico, a fim de protegê-los de possíveis situações de abuso. Manter um diálogo aberto sobre os riscos da internet, ensinar o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos, e acompanhar de perto as atividades online são medidas essenciais de proteção.
Também é fundamental orientar crianças e adolescentes sobre como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda. A prevenção continua sendo a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de menores, e a informação segue como um instrumento capaz de salvar vidas.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




