Polícia

Morto no Jardim Catarina era 'braço direito' do chefe do tráfico da região

Imagem ilustrativa da imagem Morto no Jardim Catarina era 'braço direito' do chefe do tráfico da região
'Trem-Bala' morreu na última sexta-feira (11). Foto: Lucas Benevides

Conhecido pelo nome de 'Trem-Bala', o criminoso morto na última sexta-feira (11), durante confronto com policiais militares do Batalhão de São Gonçalo (7º BPM), no Jardim Catarina, era apontado pela polícia como um dos líderes dos roubos de cargas e veículos na BR-101, em São Gonçalo. Além de atuar nessa modalidade criminosa, o homem, de 28 anos, também era apontado como um dos principais nomes da criminalidade no Jardim Catarina e uma espécie de "braço direito" do chefe do tráfico da localidade, conhecido como 'GB' ou 'Flamengo'. 

Segundo a polícia, 'Flamengo' teria ordenado que 'Trem Bala' fosse a "cabeça-pensante" dos roubos de carga na rodovia, principalmente na altura do bairro Jardim Catarina. Segundo a investigação, realizada em conjunto entre as polícias Civil e Militar, o criminoso já havia sido reconhecido em inúmeras ações criminosas na BR-101 nos últimos meses. De acordo com os militares, ele possuía anotações criminais por posse de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo majorado. 

Uma das aparições do acusado, segundo a polícia, aconteceu no dia 11 de maio, quando cerca de 15 criminosos armados invadiram a BR-101 e roubaram três veículos em uma ação ousada, que levou pânico aos motoristas que passavam pela altura do km 304, no Jardim Catarina.

"Já havíamos detectado a participação desse criminoso em diversas ações criminosas na BR-101. Ele era uma espécie de 'braço direito' do 'GB' e era responsável por roubos na rodovia, uma das principais fontes de lucratividade do tráfico daquela região. Após identificarmos o 'Trem Bala', juntamente da Polícia Civil e da PRF, conseguimos neutralizar ele na última sexta-feira. Ocorrência importante e um enorme baque para o tráfico".

Tenente-coronel Gilmar Tramontini, comandante do 7º BPM

Uma prova da importância do criminoso na hierarquia do crime daquela região foi o cancelamento do baile funk, que havia sido agendado para o último sábado (12), na localidade conhecida como Jardim Catarina Novo. Nas redes sociais, um comunicado foi veiculado divulgando o luto do tráfico naquela região. 

https://twitter.com/PISTAODEVEGAS/status/1403588620351688706

A morte do líder  

Trem Bala foi morto durante uma troca de tiros com policiais militares do Batalhão de São Gonçalo, na última sexta-feira (11), em uma das principais vias do Jardim Catarina, em São Gonçalo. 

De acordo com a Polícia Militar, equipes realizavam patrulhamento de rotina pela Avenida Doutor Albino Imparato, uma das principais vias do bairro Jardim Catarina, quando se depararam com vários homens armados, a bordo de um veículo modelo Honda HRV. Durante a tentativa de abordagem, houve intensa troca de tiros e o suspeito foi baleado e não resistiu aos ferimentos a caminho do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), no Colubandê. 

Com ele foram apreendidas: uma pistola, uma granada, munições e grande quantidade de drogas. 

Aumento em roubos de cargas e veículos

O último levantamento divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), correspondente ao mês de abril, apresentou um aumento no número de roubos de veículos e cargas em São Gonçalo. O indicador revela que foram 243 veículos roubados na cidade, enquanto no mesmo período de 2020 foram 147 ocorrências relacionadas nas delegacias do município.

A área que corresponde a circunscrição da Delegacia de Alcântara (74ª DP), por exemplo, onde 'Trem Bala' era atuante, foi o local que mais registrou roubos de veículos, com um total de 92 casos, seguidos pelas áreas de Mutuá (72ª DP) com 60 ocorrências, depois a Delegacia de Neves (73ª DP) com 49 casos, e por último a área da Delegacia do Rio do Ouro (75ª DP) com 42 ocorrências.

Já o indicador estratégico de roubo de carga apresentou leve alta. Em abril de 2021 foram registradas 86 ocorrências, enquanto no mesmo período do ano passado foram 81 casos.

< Coleta de DNA para encontrar desaparecidos será realizada no Rio Confira os principais jogos da Eurocopa e Copa América nesta segunda <