Polícia

Motorista de SG é surpreendido ao comprar carro clonado em leilão

Veículos foram levados para Delegacia de Neves (73ª DP). Foto: Vítor Soares

Um crime envolvendo dois veículos modelo Zafira, do ano de 2001, com a mesma placa, complicou a vida de dois motoristas — de Niterói e São Gonçalo — e foi parar na Delegacia de Neves (73ª DP), nesta quinta-feira (8).

A história começou em junho deste ano, quando o morador de Niterói, proprietário de um carro que estava parado na garagem há mais de um ano, entrou com um recurso após receber diversas multas emitidas pelo Detro de infrações cometidas na Baixada Fluminense.

"Não tinha como aquelas multas serem minhas, então entrei com o recurso e aguardei o processo", contou.

Já no município vizinho, em São Gonçalo, um motorista que havia comprado um veículo no leilão não imaginava que a aquisição traria tanta dor de cabeça. Mesmo cumprindo todas as obrigações que manda o Detro, incluindo a perícia do carro, ele adquiriu um veículo clonado e só foi descobrir após a denúncia do primeiro motorista, que chamou a atenção da divisão anticlonagem do Detran, no Rio.

Segundo os responsáveis pelas investigações, as multas eram, na verdade, do veículo falso, que foi adquirido há pouco mais de um ano em um leilão.

No total, quase 20 pessoas já foram conduzidas a delegacias para averiguação de clonagem e atuação fraudulenta de falsos despachantes nos últimos meses. As ações da Corregedoria para coibir irregularidades estão sendo intensificadas por determinação da atual direção do departamento.

“O trabalho investigativo da nossa Corregedoria, muitas vezes em parceria com a polícia, tem rendido bons resultados. Pedimos que os nossos usuários denunciem possíveis suspeitas de clonagem, golpes e fraudes, para que o departamento consiga agir rapidamente contra qualquer tipo de ação criminosa”, afirma o presidente do Detran, Adolfo Konder.

"O carro fazia lotada na Baixada Fluminense e acabou apreendido pelo Detro. Como ninguém foi procurar, foi a leilão e depois comprado. Recebemos então a informação que o proprietário de um veículo estava sendo multado e que alegava não ser dele. A partir daí começamos a investigar. Fizemos os possíveis caminhos do carro clonado e descobrimos que era de São Gonçalo. Ele havia periciado, mas ninguém conseguiu detectar o problema", disse um dos investigadores.

O motorista de São Gonçalo desabafou que até o momento também não conseguiu entender o que deu de errado na compra.

Os dois proprietários dos veículos foram então para a Delegacia de Neves (73ª DP) registrar o fato. A Polícia Civil informou que vai abrir outra investigação para tentar chegar aos autores do crime. O veículo falso foi apreendido e periciado.

< Zagueiro do Vasco é chamado para substituir Gabriel, cortado da Olimpíada Acessibilidade e inclusão a todo vapor em praças e parques públicos de Niterói <