Justiça

MPF quer que Ronnie Lessa seja levado a júri popular

PM reformado é acusado pelas mortes de Marielle e Anderson

Os assassinatos ocorreram há quatro anos atrás e o julgamento ainda não foi marcado
Os assassinatos ocorreram há quatro anos atrás e o julgamento ainda não foi marcado |  Foto: Reprodução
 

O Ministério Público Federal (MPF) quer que o policial militar reformado Ronnie Lessa seja levado a júri popular pelo assassinado da vereador Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O MPF enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (27). 

Os assassinatos ocorreram há quatro anos e o julgamento ainda não foi marcado. Lessa foi preso em 2019, junto com o ex-PM Élcio de Queiroz e, por decisão da Justiça do Rio, no mês de março de 2022, os dois são réus no processo. A defesa de ambos, desde a decisão, está recorrendo para adiar o julgamento.

Assassinatos ocorreram há quatro anos e o julgamento ainda não foi marcado
  

O documento desta foi assinado pela subprocuradora-geral da República Cláudia Marques, que avaliou um agravante interno após a defesa do policial solicitar uma habeas corpus, negado pelo STF. O mesmo recurso já havia sido negado a Lessa, no mês passado, pela Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o documento enviado à relatora do caso, ministra Rosa Weber, Lessa deve ir a julgamento considerando as condições do crime, efetuado por meio de emboscada e sem dar chances de defesa às vítimas. O Ministério Público defende que o STF permaneça com a sentença de pronúncia de Ronnie.

Lessa e Élcio foram denunciados pelo MP por homicídio doloso qualificado, além disso, existe a acusação também de tentativa de assassinato da assessora Fernanda Chaves, que estava no banco ao lado de Marielle, mas conseguiu escapar com vida.

< 'Estava feliz', desabafa mãe de jovem executado no trem Super Manhãs da Globo sofre alterações na grade; entenda <