Decisão
MPRJ denuncia 13 pessoas por morte de jovem de Maricá em festival
João Vinícius sofreu um descarga elétrica em um 'food truck'
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) denunciou 13 pessoas pela morte do morador de Maricá, João Vinícius Ferreira Simões, após ele ter sofrido uma descarga elétrica ao encostar em um food truck durante o festival "I Wanna Be Tour", realizado no Riocentro, Zona Oeste do Rio, em 10 de março deste ano.
Entre os denunciados, segundo o jornal "O Dia", estão coordenadores, supervisores do evento, eletricistas, proprietários e gestores, engenheiros e responsáveis técnicos do local. De acordo com a denúncia, cinco dessas pessoas teriam assumido o risco de matar ao "realizar conexões inadequadas e rudimentares" nos cabos, o que energizava os trailers no evento.
Ainda foi dito que teria sido realizado um aterramento incorreto, o que evidencia, novamente, a possibilidade de se assumir o risco de descargas elétricas.
O MP-RJ ainda mostrou que houve omissão por parte de alguns responsáveis, ao não ter sido realizada a vistoria adequada, sendo entregues, à produtora, instalações precárias, sem isolamento e com fios expostos.
Relembre o caso
João Vinícius, de 25 anos, saiu de Maricá para ir ao festival o "I Wanna Be Tour", no dia 10 de março de 2023. Testemunhas indicaram que a vítima molhada, por conta das fortes chuvas na Zona Oeste do Rio, enconstou no veículo que estava energizado.
João foi socorrido por uma equipe médica do festival, que realizou procedimentos de emergência, incluindo tentativas de reanimação cardiopulmonar. Ele foi levado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, mas chegou a unidade de saúde já sem vida.
O corpo do jovem foi sepultado no dia seguinte ao acidente à morte, no Cemitério Municipal de Maricá. Na época, em nota, o Riocentro lamentou a morte de João. A 30e, produtora do evento, também disse que estava apurando o ocorrido junto às autoridades.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!