Preconceito

Mulher agride entregadores na Zona Sul do Rio

'Me tratou como escravo', disse o rapaz que foi atacado

Mulher agrediu e insultou entregadores
Mulher agrediu e insultou entregadores |  Foto: Reprodução/Rede Globo
 

Uma ex-atleta de vôlei e moradora de São Conrado, na Zona Sul do Rio, está sendo acusada de injúria por preconceito e lesão corporal após agredir e insultar entregadores. Vídeos mostram as vítimas sendo atacadas verbal e fisicamente por Sandra Mathias, que chegou a usar a guia do cachorro para dar uma espécie de chicotada nas costas de um dos entregadores, que é negro.

Uma das vítimas, Max Angelo, é morador da Rocinha, também na Zona Sul carioca, e trabalha como entregador informal há um ano e meio, após perder o emprego formal. Após o incidente, ele prestou depoimento e passou por exames no Instituto Médico Legal (IML).

“Ela me tratou como se eu fosse escravo. Só que ela está esquecendo que o tempo da escravidão já acabou há muitos anos. E isso não pode acontecer. É inadmissível. Não tem como aceitar uma situação como essa", disse Max Angelo dos Santos, um dos entregadores, ao portal “G1”.

Sandra Mathis Correia de Sá é esperada para prestar depoimento na 15ª DP (Gávea). Ela se apresenta como nutricionista e dona de uma escola de vôlei de Praia no Leblon em suas redes sociais.

Durante a tarde do último domingo (9), ela saiu para dar uma volta com seu cachorro e encontrou um grupo de entregadores que trabalham numa loja em São Conrado. No vídeo, ela reclama que os entregadores andam de moto na calçada e, logo em seguida, parte para cima de Max, agredindo-o fisicamente com socos e a guia do cachorro.

"A gente estava trabalhando, como de praxe, o dia todo aqui e ela passou. Saiu de prédio e veio passear com cachorro. Quando ela chegou na nossa direção, ela olhou para mim, olhou para gente, e cuspiu no chão e seguiu o caminho dela. Quando ela voltou, aí ela já foi e começou a arrumar problema com a outra menina", conta Max.

“Você não está na favela, ***. Você está aqui. Quem paga o IPTU aqui sou eu”, disse Sandra no vídeo.

Ela continua com xingamentos e agressões físicas como mostram as gravações.

“Ela me xingou de lixo, de favela, de um monte de coisa. Nome feio... E chamando para briga, e eu não queria brigar. Eu falei: ‘Eu não quero brigar, eu vou correr, sim, porque eu não quero brigar’. Porque, se eu fosse a mais, eu ia acabar machucando ela”, disse a entregadora Viviane Maria de Souza.

Logo em seguida, Sandra parte para cima de Max, o puxando pela camisa e o acertando um soco na cabeça. O homem consegue se soltar e se afasta. Logo depois, ela tira a guia da coleira do cachorro e parte para cima de Max novamente seguindo com as agressões.

Nas redes sociais, a ação da mulher é vista por muitos, inclusive pela vítima, com uma tentativa de dar chicotadas nele.

"As pessoas têm medo, as pessoas não falam e enquanto for assim, sempre vai acontecer. As pessoas têm que falar, têm que denunciar", afirmou Max.

De acordo com ele, essa não foi a primeira vez que a mulher pratica as agressões.

“A primeira foi na terça-feira e foi verbal. Inclusive, fiz o boletim de ocorrência na terça-feira, relatei os fatos e, quando foi ontem, aconteceu de novo. Fui à delegacia de novo e fiz novo boletim de ocorrência."

< Empregos: empresas oferecem mais de 600 vagas no estado esta semana Ex-Tiazinha 'prega' com a famosa máscara que a consagrou <