Tragédia

'Ninguém respeitou', diz mãe de modelo que morreu em boate

Enterro de Suede de Oliveira aconteceu nesta quinta (10)

Velório do modelo Suede, morto na Street Lapa - Péricles Cutrim
Velório do modelo Suede, morto na Street Lapa - Péricles Cutrim |  Foto: Péricles Cutrim

O corpo do modelo Suede Silva de Oliveira Júnior de 44 anos foi sepultado nesta quinta  (10), no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Portuária do Rio. Suede caiu do terceiro andar da boate Street Lapa, no centro do Rio, na madrugada da última segunda (7). Ele chegou a ser socorrido, mas morreu três dias depois no hospital Souza Aguiar, no centro. 

O modelo era o mais velho de três irmãos e não deixa filhos. A família pediu por mais seguranças em boates para que o que houve com ele não se repita. 

Velório do modelo Suede, morto na Street Lapa - Péricles Cutrim
Velório do modelo Suede, morto na Street Lapa - Péricles Cutrim |  Foto: Péricles Cutrim
Ele era incrível. Há anos atrás, eu sofri um acidente e foi ele quem cuidou de mim. Ele cuidava de mim até hoje. Estou montando uma empresa de bolos e doces e ele me incentivava, postava minhas coisas. Meu irmão era incrível em tudo, de olhar, de cuidar, de falar, de carinho e afeto Nathanie Silva de Oliveira, irmã

Ela ainda contou que não teve acesso às câmeras do local e também não prestaram depoimento sobre o caso. Ela informou que uma das causas da morte de seu irmão foi traumatismo craniano. A queda ocorreu do lado de dentro da boate

“Se a boate oferece um serviço de open bar, para a pessoa pagar e bebe a noite inteira, ela tem que ter estrutura para que isso não aconteça. Foi o meu irmão, mas poderia ser qualquer um. Quero deixar claro para as pessoas que, quando frequentarem esse tipo de lugar, frequentem lugares seguros para não serem os próximos”, afirmou. 

Leia+: Boate onde modelo morreu funcionava de forma irregular

Leia+: Liberação de boate vira jogo de empurra entre autoridades

A mãe do rapaz, Ednalda Oliveira, disse que Suede morava com a mãe no Centro do Rio e tinha o costume de ir a festas na Lapa.

Ela disse que as investigações continuam com a Polícia. “O Suede desequilibrou, soube que lá não tinha alvará para funcionar, estava interditado desde a pandemia, mas ninguém respeitou. Tem uma escada que não oferece segurança na boate. Disseram que prestaram o socorro, chamaram os bombeiros, tinha um bombeiro lá, acudiu, mas ninguém foi pro hospital com ele. O Suede foi pro hospital com o pessoal dos bombeiros. Se ele não tivesse com os documentos no bolso, tivesse perdido, ele teria entrado no hospital como indigente porque ele não teve essa ajuda no socorro”, contou a psicopedagoga de 62 anos. 

O caso 

Dois dias após cair do alto de uma boate na Lapa, no Centro do Rio, o modelo Suede de Oliveira, de 44 anos, teve a morte confirmada nesta terça-feira (8).

Ele estava internado no Hospital Municipal Souza Aguiar, desde o último domingo (6), após sofrer a queda na boate Street Lapa. O caso teria ocorrido por volta de 4h30, segundo relatos. 

De acordo com testemunhas, Suede estaria dançando quando teria se desequilibrado e caído, batendo a cabeça contra o chão. Ele desmaiou em seguida. 

A boate Street Lapa, local onde o modelo Suede morreu após sofrer uma queda, funciona de forma irregular, segundo o Corpo de Bombeiros. Localizada na Avenida Gomes Freire, na Lapa, Região Central do Rio, o estabelecimento já tinha sido fechado durante a pandemia por irregularidades sanitárias.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a casa noturna não está regularizada junto à corporação e foi interditada "em 2 de janeiro de 2021, quando foi emitido um auto de interdição pelo Grupamento Operacional do Comando Geral (GOCG), quartel que cobre a área do estabelecimento e, até hoje, o local se encontra interditado".

Mesmo com a confirmação da interdição, o local continuou funcionando nos últimos dois anos sem o alvará e sem fiscalização. 

De acordo com o advogado da família do modelo, Fernando Santana, não é de conhecimento dos parentes que o local funcionava de maneira irregular. Ainda segundo o advogado, os familiares ainda não decidiram se irão processar a boate diante dos acontecimentos.

O caso foi registrado inicialmente na 4ª DP (Presidente Vargas) e transferido para a 5ª DP (Mem de Sá), que dará continuidade às investigações. De acordo com a Polícia Civil, "as diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias da morte".

O que diz a boate

Através das redes sociais, a Street Lapa lamentou a morte do modelo e também afirmou que prestou os primeiros socorros ainda no local. Além disso, a boate negou que esteja funcionando de maneira irregular.

< Abuso contra animais perto de ter pena mais rígida; entenda Mara Maravilha diz que está sendo 'apagada' e fomenta rixa; confira <