Dados positivos

Niterói e Maricá têm menor taxa de mortes violentas em 20 anos

Outros crimes também registraram redução nos números

Dados são do Instituto de Segurança Pública
Dados são do Instituto de Segurança Pública |  Foto: Arquivo/Enfoco

Cinco índices de criminalidade em Niterói e Maricá apresentaram o menor valor para o acumulado desde o início da série histórica, em 2003. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), responsável por divulgar os números relativos à segurança, os indicadores estratégicos apontam redução da criminalidade nos municípios na comparação entre os primeiros sete meses de 2023, com o mesmo período de 2022. Letalidade violenta, homicídio doloso (intencional), roubo de rua e de veículos, além de roubo a estabelecimento comercial, apresentaram o melhor resultado desde 2003.

"Graças a um trabalho integrado das polícias Civil e Militar, estamos alcançando resultados históricos. Os números mostram que nossos investimentos em policiamento, tecnologia de ponta e treinamento, estão impactando positivamente na redução da violência", declarou o governador Cláudio Castro.

Nos primeiros sete meses deste ano, os crimes contra a vida apresentaram reduções históricas. Letalidade violenta, que engloba homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, obteve queda de 9,4%, esse foi o menor valor para o acumulado desde o início da série histórica, em 2003. Já homicídio doloso teve redução de 22%.

Roubo de rua e de veículos também entraram para o grupo de diminuições históricas, com queda de 4,4% e 30,8%, respectivamente. De janeiro a julho de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, os roubos a estabelecimento comercial diminuíram 24,1%.

Outros índices que se destacam são os de prisão em flagrante e apreensão de drogas. As prisões em flagrante aumentaram 23,1%- maior valor para o acumulado desde o início da série histórica, em 2006. Já as apreensões de drogas, 13,1%. Recuperação de veículos e apreensão de armas aumentaram 28,1% e 39,1%, respectivamente. 

Policiamento na região

De janeiro a setembro deste ano, os agentes do 12° BPM (Niterói) efetuaram 688 prisões de criminosos e retiraram 193 armas de fogo de circulação- 136 pistolas, 23 revólveres, 10 fuzis e outros 24 armamentos.  

Com ações de patrulhamento ostensivo e abordagem cidadã, a operação Niterói Presente, integralmente custeada pelo Governo do Estado, já reduziu em 50% a soma total dos delitos de roubos de veículos, nos primeiros sete meses deste ano.

"Houve uma queda progressiva nos índices de criminalidade de Niterói e muito se deve à extensão do horário de policiamento do Segurança Presente. Nos pontos de maior concentração de pessoas, o programa atende até 2h da madrugada e começando por volta das 5h. Um ajuste da equipe a partir da necessidade da população fez toda diferença e, agora, estamos diante de bons resultados. Mas seguimos de olho para melhorar ainda mais", informou o secretário de estadual de Governo, Bernardo Rossi.

< Neymar teria pedido a demissão de Jorge Jesus do Al-Hilal Guarda municipal é atropelado por motorista embriagada em Niterói <