Logo Enfoco


    Proteção

    Niterói ganha a Patrulha 60+; saiba o que é e como funcionará

    Governo também criou o Disque Idoso, integrado ao 190 da PM

    Publicado 23/10/2024 às 18:53 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Programa irá atender inicialmente também os bairros de Copacabana e Leme, na Zona Sul do Rio
    Programa irá atender inicialmente também os bairros de Copacabana e Leme, na Zona Sul do Rio |  Foto: Divulgação / Governo do Estado do Rio de Janeiro

    A cidade de Niterói ganhará,através do 12º BPM, a Patrulha 60+, que será voltada ao atendimento especializado de idosos em situação de violência. O programa, que começa a operar a partir desta quinta-feira (24), foi apresentado pelo Governo do Estado em cerimônia no Palácio Guanabara nesta quarta (23), quando também foi divulgado o Disque Idoso 165.

    Além de Niterói, a Patrulha 60+ atuará inicialmente na área do 19º BPM (Copacabana e Leme). Com policiais militares capacitados e viaturas identificadas, as equipes realizarão visitas periódicas e prestarão atendimento a idosos que tenham medidas protetivas expedidas pela Justiça ou que acionem o Serviço 190 da Polícia Militar.

    O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo Menezes, enfatizou que todos os 20 PMs envolvidos foram treinados para atender às demandas específicas da população idosa. "A patrulha irá oferecer o acolhimento necessário ao público da terceira idade", afirmou.

    Disque Idoso 165

    A segunda iniciativa, o Disque Idoso 165, é um canal da Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), criado para atender exclusivamente a população acima de 60 anos e sua rede de apoio.

    O serviço funcionará 24 horas por dia e incluirá um aplicativo inédito no país, disponível para dispositivos Android e iOS, que permitirá a comunicação com a secretaria, além de oferecer suporte em situações de violência e demais necessidades.

    Além do número, um aplicativo também foi criado com o 'botão do pânico'
    Além do número, um aplicativo também foi criado com o 'botão do pânico' |  Foto: Divulgação / Governo do Estado

    O sistema também está integrado com o 190 da Polícia Militar e o atendimento telefônico tem linha direta com a central para situações de violência. Já quando a ligação for para o 190 e não for um caso de violência, os policiais irão encaminhar a chamada diretamente para o 165.

    No aplicativo “Disque Idoso 165” há disponível um “botão de pânico” para as situações urgentes de violência, que acionará a Polícia Militar.

    Dados recentes indicam que, no primeiro semestre deste ano, foram registradas 74 mil denúncias relacionadas a idosos em todo o Brasil, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

    A Patrulha 60+ e o Disque Idoso 165 surgem como medidas estratégicas para enfrentar essa crescente problemática e garantir a proteção e os direitos da população idosa no Estado do Rio de Janeiro.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Ônibus com irregularidades são recolhidos à garagem pelo Detro

    Próximo artigo
    >

    Botafogo encara o Peñarol pela semifinal da Libertadores

    Relacionados em Polícia