Crime
Nove presos em escritório do falso empréstimo em São Gonçalo
Ação foi feita por policiais civis da 72ª DP (Mutuá)
Nove pessoas que faziam parte de uma organização criminosa que aplicava golpes do falso empréstimo consignado foram presas em flagrante nesta segunda-feira (23), em São Gonçalo. A ação realizada pela Polícia Civil aconteceu após informação do Disque Denúncia.
Os agentes da 72ª DP (Mutuá) foram acionados para verificar uma ocorrência, no Centro de São Gonçalo, em que uma empresa de fachada aplicava os golpes em aposentados e pensionistas.
Os policiais foram ao endereço citado e encontraram um “call center”, onde os investigados trabalhavam, ofereciam empréstimos consignados e renovação de contratos por meio de contatos telefônicos.
De acordo com a investigação, a quadrilha consultava um banco de dados de clientes bancários, analisava empréstimos e enganava as vítimas com supostas vantagens financeiras, afirmando que o valor do empréstimo seria refinanciado com juros menores e diminuindo a cada parcela.
No entanto, os valores não eram creditados na conta dos clientes ou quando eram, eles aceitavam devolver o valor e ficavam com uma parte pequena do empréstimo.
Em troca, a quadrilha firmava o compromisso de pagar as parcelas vencidas. Posteriormente, após duas ou três prestações pagas, a empresa deixava de quitar as parcelas e a vítima ficava com toda a dívida, que aumentava conforme os juros e a correção monetária.
Durante a ação, os agentes também apreenderam anotações sobre a movimentação financeira do grupo e um passo a passo do modo de operação da quadrilha, como uma espécie de roteiro de como as atendentes deveriam agir para convencer a vítima a aceitar os empréstimos.
As investigações continuam para identificar outros envolvidos no golpe.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!