Roubos

Onda de assaltos assusta moradores de Niterói

O último caso ocorreu na quinta-feira (21)

Último caso aconteceu nesta quinta-feira (21)
Último caso aconteceu nesta quinta-feira (21) |  Foto: Reprodução
  

Moradores do Cafubá, na Região Oceânica de Niterói, estão assustados com uma 'onda' de crimes que vêm ocorrendo no bairro desde o mês de junho. Um carro foi furtado, outro foi roubado, um terceiro veículo foi quebrado e teve itens levados, além de fios que foram arrancados de postes no local. O último crime ocorreu na última quinta-feira (21), na Rua Doutor Heleno de Gregório, e câmera de seguranças flagraram a ação criminosa.

De acordo com testemunhas, um homem estava saindo de carro, modelo Honda Fit, com a filha quando um criminoso armado, que chegou em uma moto acompanhado de um comparsa, os abordou com uma arma. A dupla levou o carro e os pertences da vítima.  

"A vítima não mora aqui no bairro, mas vem aqui com a sua filha para pegar a prancha de um amigo. Isso acontece com frequência, mas eles nunca tinham sido assaltados. A situação é horrível. A menina, que tem apenas 12 anos, está em choque. Imagina ver alguém apontando uma arma para você", disse uma pessoa que mora no bairro e, por segurança, preferiu não se identificar. 

Confira o vídeo

 

Mas esse não foi o único crime que ocorreu no bairro. No dia 28 de junho, moradores contaram que, na mesma rua, criminosos furtaram um outro carro que estava desligado e que a vítima estava dentro de casa. Só depois, ela percebeu o ocorrido. 

"Eu trabalho aqui no bairro e vou embora por volta das 21h, horário que ocorreu o crime dessa semana e isso me assusta. Estou com medo de como vai ser!", contou uma mulher no local. 

   
Um outro furto ocorreu no dia 28 de junho
Um outro furto ocorreu no dia 28 de junho |  Foto: Reprodução
  

"Eu moro aqui há 12 anos e isso nunca ocorreu, andávamos na rua sozinhos, trafegávamos bem aqui e agora vivemos com medo. Não fazemos nem mais churrasco, nem festa de rua, é muito difícil", acrescentou uma idosa que mora na rua, que também optou pelo anonimato.

Ambos casos foram registrados na 81ª DP (Itaipu). Questionada, a Polícia Civil não se posicionou sobre o andamento das investigações.

Procurada, a Polícia Militar A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que o 12ºBPM (Niterói) vem atuando nas ruas dos bairros que compreendem sua área de atuação para prevenir e coibir quaisquer práticas e movimentações criminosas. O batalhão desenvolve ações ostensivas com roteiros de patrulhamento dinâmico e realiza abordagens diuturnamente, prendendo criminosos em flagrante delito.

O comando da unidade trabalha com planejamento feito a partir da análise criteriosa das manchas criminais, demarcadas pelos registros feitos nas delegacias de áreas.

De acordo com os índices compilados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), houve queda de  26,4% nos roubos a transeuntes e 37,5% no total de roubos na 12ª Área  Integrada de Segurança Pública (AISP),  num comparativo entre os períodos de janeiro a junho de 2021 e 2022.

A Polícia Militar ressalta ainda que é de suma importância que a população colabore realizando denúncias através do Disque-Denúncia 2253-1177 ou, para casos urgentes, através da nossa Central 190. Os registros em delegacias da Polícia Civil também são essenciais, pois colaboram com a revisão do planejamento operacional na área onde a mancha criminal é mais acentuada.

< Rio pode ter dois carnavais por ano a partir de 2023 Confira os duelos sorteados das quartas de final da Copa do Brasil <