Reforço
Onda de assaltos em SG faz prefeito pedir socorro ao Estado
Criminosos reagem às ações do programa Barricada Zero

Após uma sequência de roubos registrados nos últimos dias em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, o prefeito Capitão Nelson usou as redes sociais nesta quarta-feira (26) para anunciar que já solicitou reforço das forças de segurança ao governo do estado.
Segundo ele, criminosos estão reagindo às ações do programa Barricada Zero, que vem desobstruindo vias dominadas por facções em diferentes comunidades da cidade.
“Os bandidos querem nos intimidar, mas estão enganados. Já pedi ao governador e aos comandantes das forças de segurança para ampliar o policiamento. Não vamos recuar”, declarou o prefeito.
Novo batalhão será inaugurado

Ainda durante o pronunciamento, Nelson confirmou que o 1º Batalhão da Polícia Militar de São Gonçalo será inaugurado no início do próximo mês, ampliando a cobertura operacional na cidade, hoje atendida apenas pelo 7º BPM.
Nesta quinta-feira (27), o ENFOCO esteve na unidade e verificou que estavam sendo realizados os toques finais na fachada. Uma dupla de operários retocava a pintura.
Criado por decreto publicado pelo Governo do Estado, o novo batalhão funcionará no antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército, em Venda da Cruz. A unidade será responsável pelo policiamento ostensivo dos bairros atendidos pelas delegacias 72ª DP (Centro) e 73ª DP (Neves).
A estrutura corrige um desequilíbrio histórico no patrulhamento de São Gonçalo, que possui quase 900 mil habitantes, segundo o Censo 2022, e é cortada por importantes corredores viários, como a BR-101 e a RJ-104. O 7º BPM, hoje responsável por toda a cidade, cobre uma das maiores áreas operacionais do estado.

Tiago Souza
Repórter

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



