Investigação
Operação mira grupo criminoso especializado em fraudes com empréstimos consignados
Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon) realizam, nesta quarta-feira (16), uma operação contra um grupo criminoso especializado em fraudes com empréstimos consignados voltados a idosos. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Queimados, Nova Iguaçu e Angra dos Reis.
Segundo as investigações, a quadrilha tinha acesso aos dados pessoais das vítimas e aplicava os golpes alegando que o novo empréstimo era necessário para quitar contratos anteriores, supostamente com condições mais vantajosas.
Os criminosos convenciam as vítimas a transferir integralmente o valor do novo empréstimo para contas de terceiros, sob a falsa promessa de que as dívidas anteriores haviam sido quitadas. As vítimas só descobriam o golpe no mês seguinte, quando começavam a ser cobradas pelas parcelas do novo contrato.
Até o momento, quatro vítimas procuraram a Polícia Civil para denunciar o crime, mas há suspeitas de que mais pessoas tenham sido lesadas pelo esquema. Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça autorizou o bloqueio de contas bancárias, a quebra de sigilo de dados dos investigados e o bloqueio de R$ 500 mil em bens dos envolvidos.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!