Niterói
Operários acusam PMs de atirar na direção de canteiro de obras
Funcionário da Emusa foi baleado no Cafubá
Moradores e funcionários a serviço da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) afirmam que o jovem Daniel Rodrigues de Souza, de 22 anos, foi baleado intencionalmente durante a ação da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (7), na Comunidade do Caniçal, no Cafubá, em Niterói.
Conforme relatos dos moradores e dos funcionários que realizavam obras de pavimentação no local, a vítima foi vista pelos agentes antes de ser baleada com dois disparos na coxa.
Leia+: Baleado durante horário de trabalho em Niterói é da Emusa
Leia+: Protesto após tiros fecha estrada na Região Oceânica de Niterói
“No momento a gente estava trabalhando, eu desci junto com ele para buscar as ferramentas no canteiro. Nesse momento a polícia veio, desceu do carro e atirou em cima da gente. Viu ele descendo e mesmo assim atirou e baleou covardemente”, relatou o assistente de obras L.S, de 30 anos.
Cerca de 40 funcionários estavam dentro do canteiro de obras realizando o serviço. “Eles sabiam que a gente estava trabalhando, eles viram a gente com o uniforme da empresa e mesmo assim eles atiraram", afirmou Lucas.
Ainda segundo o funcionário, os agentes chegaram a ''tentar agredir'' as pessoas que reagiram ao ato. Após a confusão, o jovem foi socorrido pela guarnição e levado até o Hospital Estadual Azevedo Lima. Segundo a unidade de saúde, o paciente está estável.
As denúncias argumentam contra a conduta dos policiais, já que, conforme os funcionários do local, a região estava sinalizada com avisos de obra.
“O garoto é um menino bom, vinha todo dia trabalhar do Engenho do Mato de bicicleta e fazem uma covardia dessa”, contestou o presidente da associação de moradores da Comunidade do Caniçal. A vítima reside na região e possui um filho de dois anos.
Após o ato, os civis queimaram pneus em via pública, na Estrada Francisco da Cruz Nunes, para manifestar contra a situação, o que ocasionou no congestionamento da região. No local, operadores de trânsito atuam regularizando o fluxo. Estão liberadas uma faixa de cada pista. O trânsito foi desviado pelo túnel Charitas-Cafubá.
Na região, estão sendo realizadas pela Emusa as obras de recuperação da pavimentação das vias do Caniçal. O local passa por um projeto de requalificação dos acessos e escadarias, além de um novo sistema de drenagem.
O que diz a PM?
A Polícia Militar diz que fazia patrulhamento na Estrada Francisco da Cruz Nunes com o objetivo de coibir roubos quando viu dois suspeitos em uma moto.
Segundo a polícia, ao avistar a equipe do Grupamento de Ações Táticas (GAT), os suspeitos fugiram em direção ao Cafubá.
Na Rua Deputado José Luís Erthal, conforme a PM, os agentes viram diversos traficantes armados que atiraram contra a equipe. Após o confronto, três acusados foram presos.
Ao estabilizarem a região, as equipes socorreram um homem ferido na perna esquerda à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mário Monteiro.
Com o trio suspeito, foram apreendidos 2 pistolas calibre 9mm, 3 rádios comunicadores, além de drogas e dinheiro em espécie.
Equipes do 12º BPM (Niterói) reforçaram o policiamento no local e o Corpo de Bombeiros atua para controlar as chamas do protesto.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!