Complexo da Maré

Parque União funcionava como centro de distribuição de drogas

Polícia diz que entorpecentes eram repassados a outras favelas

Operação deixou um morto e outro baleado. Uma tonelada de drogas também foi apreendida
Operação deixou um morto e outro baleado. Uma tonelada de drogas também foi apreendida |  Foto: Marcelo Tavares
  

As comunidades Parque União (P.U) e Nova Holanda no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, são apontadas pelas autoridades como as centrais que recebem cargas roubadas e drogas que são distribuídas para outras comunidades do Comando Vermelho (CV) no Estado do Rio de Janeiro. Só na manhã desta quinta-feira (11) equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) apreenderam cerca de uma tonelada de drogas em uma obra abandonada no P.U.

De acordo com o delegado Fabrício Oliveira, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil, os criminosos cometem os crimes de roubo de carga e roubo de veículos em diferentes regiões do Rio. 

"Normalmente os criminosos trazem para essas comunidades os produtos roubados e grande quantidade de drogas para depois serem escoados para outras favelas da mesma facção", contou.

Leia+: Operação na Maré tenta localizar envolvidos na morte de PM 

Leia+: Operação no Complexo da Maré tem baleados e drogas apreendidas

Coronel Uirá Nascimento, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope)
Coronel Uirá Nascimento, comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope) |  Foto: Marcelo Tavares
     
Em posse dessas informações nós planejamos essa operação, que contou com mais segurança para a população. Entramos cedo para não trazer transtorno para a população local Uirá Nascimento, Comandante
  

A operação também tem o objetivo de localizar criminosos envolvidos na morte do policial militar Sandro Santos da Silva. Ele morreu durante troca de tiros com traficantes na Avenida Brasil, em janeiro deste ano.

Entre as drogas apreendidas nas primeiras horas da manhã desta quinta, estavam trouxinhas de maconha estampadas com as fotos do jogador Neymar, do PSG, e do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho. 

Papelotes com nomes de ex-jogadores de futebol foram apreendidas
Papelotes com nomes de ex-jogadores de futebol foram apreendidas |  Foto: Marcelo Tavares
  

"Esse é o caminho certo, as integrações, as unidades trabalhando juntas porque o resultado é muito mais efetivo, e é também mais tranquilo e tem menos transtorno para a população", relatou Fabrício Oliveira.

Segundo a tenente Cínthia Bahiense, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), as drogas foram encontradas com a ajuda de cães farejadores.

"Durante o trabalho de vasculhamento pela região, a mudança de comportamento dos cães chamou a atenção das equipes, que conseguiram localizar em cima da laje de uma obra abandonada a grande quantidade de drogas", contou. Além das drogas e cargas, pelo menos sete carros de luxo, e quatro motos, foram recuperados.

< Comissão de Ética da Câmara vota pela cassação de Gabriel Monteiro Operação na Maré tenta localizar envolvidos na morte de PM <