São João de Meriti

Perícia é realizada em bancos explodidos por criminosos na Baixada

Ação deixou estragos em duas agências e assustou moradores

Agentes da Polícia Federal estão no local
Agentes da Polícia Federal estão no local |  Foto: Marcelo Eugênio
  

O esquadrão antibombas da Polícia Civil e agentes da Polícia Federal realizam perícia nas duas agências bancárias que foram explodidas em uma tentativa de assalto na Rua Gessyr Gonçalves Fontes, no Centro de São João de Meriti, por volta das 3h30 desta madrugada de segunda-feira (5). Já são quatro estabelecimentos bancários alvos de ações criminosas em menos de uma semana. 

Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe do 21º BPM (São João de Meriti) estavam em patrulhamento quando soube de indivíduos armados na região na madrugada. As agências ficam a poucos metros de distância uma da outra. 

Leia+: Criminosos explodem duas agências bancárias na Zona Oeste

Eles se aproximaram com um carro blindado e realizaram um cerco e foram atacados pelos bandidos, revidando. Após a troca de tiros, os acusados fugiram. A PM ainda tentou localizar os acusados, e acredita que parte do bando fugiu para o Complexo do Chapadão, na Zona Norte da cidade. 

Cenário foi, novamente, de destruição
Cenário foi, novamente, de destruição |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Ainda segundo informações, eram mais de 15 bandidos. Eles utilizaram três carros roubados para impedir a aproximação dos policiais. Os veículos foram colocados em vias de acesso ao local do crime. Um dos carros foi incendiado em uma linha férrea da região. Ainda foram utilizados miguelitos, pregos e jacarés para dificultar o cerco policial na ação. 

Mais duas agências foram explodidas pelo bando
Mais duas agências foram explodidas pelo bando |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Uma mulher, que dormia em uma das agências, contou ao ENFOCO como tudo ocorreu. Ela foi dormir nas ruas com o filho e a nora depois que os dois ficaram sem casa por problemas com o aluguel. 

“Eu estava dormindo ali perto dos caixas eletrônicos. Chegaram armados e encapuzados e me mandaram deitar no chão. Fiquei apavorada. Deitei na rua e achei que ia levar um tiro na cabeça. Eles conseguiram fugir e o tiroteio foi em outro lugar. Eu os vi fugindo de bolsa. Eu lembro que foi tudo muito rápido”, afirmou a mulher que preferiu não ser identificada. 

Ambas as agências ficaram com os tetos danificados, vidros estilhaçados e equipamentos destruídos. Os caixas eletrônicos, no entanto, foram mais afetados na agência da Caixa. Ainda não há informações sobre o que foi roubado das agências bancárias nesta madrugada pelos criminosos.

A Polícia Civil se pronunciou sobre o caso, dizendo que “a ocorrência foi registrada na 64ª DP (São João de Meriti). A perícia e o Esquadrão Antibombas foram acionados. Testemunhas foram ouvidas e outras diligências estão em andamento para apurar a autoria dos crimes. A investigação ficará a cargo da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF)”, disse a nota da corporação. 

Outros casos

 

Outras duas agências bancárias, uma da Caixa e outra do Santander, também foram explodidas por criminosos na Taquara, na última sexta-feira (2). 

Em São João de Meriti, uma agência do Santander também já foi explodida por criminosos armados na Avenida Doutor Arruda Negreiros, em agosto de 2022. Na época, o banco ficou totalmente destruído, com os vidros do lado de fora completamente estilhaçados. 

Agentes realizam trabalhos de perícia no estabelecimento
Agentes realizam trabalhos de perícia no estabelecimento |  Foto: Marcelo Eugênio
  

Em julho, um grupo de criminosos também explodiu uma agência bancária da Caixa em São Gonçalo. Em junho, eles explodiram uma outra do Santander na Ilha da Conceição, em Niterói. Ainda não se sabe se é o mesmo grupo ou se os crimes estão relacionados. 

< Rodinei pode largar o Flamengo e reforçar rival carioca Seleção feminina goleia em segundo amistoso contra África do Sul <