'Não Seja um Laranja 2'

PF cumpre mandados contra suspeitos de golpe milionário a banco

Meta é desarticular quadrilha que usava terceiros para fraudes

Objetivo é cumprir três mandados de busca e apreensão
Objetivo é cumprir três mandados de busca e apreensão |  Foto: Divulgação
 

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (28) uma operação para desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de fraudes bancárias eletrônicas. A ação que conta com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está sendo realizada em Santa Cruz e Cosmos, ambas na Zona Oeste do Rio.

Segundo a PF, a operação nomeada de “Não Seja um Laranja 2” conta com 30 agentes e tem o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão.

Leia +: Presos em operação contra fraudes na Caixa

Os alvos entraram na mira da polícia após o Grupo de Repressão a Crimes Contra a Caixa Econômica Federal (GCEF/PF/RJ) identificar que eles emprestavam suas contas bancárias para a realização de fraudes bancárias eletrônicas que causam prejuízo anual multimilionário à Caixa.

Ação acontece em Santa Cruz e Cosmos, na Zona Oeste do Rio
  

Ainda de acordo com a PF, nos últimos anos, foi detectado um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.

Este “lucro fácil”, com o encerramento das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência do esquema que vitimam muitos clientes. 

A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), desde outubro de 2017, parceria internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.

< Caixa anuncia campanha para renegociar dívidas; veja detalhes Golpe: sessões de tortura tinham tijoladas e ameaças de estupro <