'Não Seja um Laranja 2'
PF cumpre mandados contra suspeitos de golpe milionário a banco
Meta é desarticular quadrilha que usava terceiros para fraudes
A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta quarta-feira (28) uma operação para desarticular uma organização criminosa dedicada à prática de fraudes bancárias eletrônicas. A ação que conta com apoio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) está sendo realizada em Santa Cruz e Cosmos, ambas na Zona Oeste do Rio.
Segundo a PF, a operação nomeada de “Não Seja um Laranja 2” conta com 30 agentes e tem o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão.
Leia +: Presos em operação contra fraudes na Caixa
Os alvos entraram na mira da polícia após o Grupo de Repressão a Crimes Contra a Caixa Econômica Federal (GCEF/PF/RJ) identificar que eles emprestavam suas contas bancárias para a realização de fraudes bancárias eletrônicas que causam prejuízo anual multimilionário à Caixa.
Ação acontece em Santa Cruz e Cosmos, na Zona Oeste do Rio
Ainda de acordo com a PF, nos últimos anos, foi detectado um aumento considerável da participação consciente de pessoas físicas em esquemas criminosos, para os quais “emprestam” suas contas bancárias, mediante pagamento.
Este “lucro fácil”, com o encerramento das contas para receber transações fraudulentas, possibilita a ocorrência do esquema que vitimam muitos clientes.
A operação faz parte do Projeto Tentáculos, que tem como um dos principais pilares um Acordo de Cooperação Técnica entre a Polícia Federal e a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), desde outubro de 2017, parceria internacional de cooperação Público/Privada no combate às fraudes bancárias eletrônicas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!