Logo Enfoco


    'Operação Lucas 12:2'

    PF faz operação contra aliados de Bolsonaro em Niterói

    Além da cidade, polícia está em Brasília e São Paulo

    Publicado 11/08/2023 às 10:53 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Rua em Niterói onde a operação aconteceu
    Rua em Niterói onde a operação aconteceu |  Foto: Péricles Cutrim

    A Polícia Federal cumpre mandado de busca e apreensão em Camboinhas, na Região Oceânica de NIterói, nesta sexta-feira (11). A ação faz parte da Operação Lucas 12:2. 

    Os alvos são o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel do Exército Mauro Cid; o general do Exército Mauro César Lourena Cid, pai de Mauro; além do advogado Frederick Wassef e do tenente do Exército Osmar Crivelatti. 

    Wassef já defendeu a família Bolsonaro e Crivelatti é ex-ajudante de ordens do ex-presidente. 

    Quadro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos

      

    A operação tem como objetivo entender a atuação de associação criminosa e práticas dos crimes de peculato e lavagem de dinheiro.

    Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, além de Niterói, dois alvos são em Brasília e o quarto em São Paulo. 

    Os investigados são suspeitos de utilizar a estrutura do Estado para desviar bens de alto valor, entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais a representantes Brasil, por meio da venda desses itens no exterior.

    Os valores obtidos dessas vendas foram convertidos em dinheiro em espécie e constaram com os investigados, por meio de pessoas e sem utilizar o sistema bancário, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores.

    As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais” em tramitação perante o Supremo Tribunal Federal.

    O nome da operação é uma alusão ao versículo 12:2 da Bíblia, que diz: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido “.

    Vale lembrar que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, está preso desde maio em razão das investigações sobre ocultação de dados de vacinação contra a Covid-19 no Ministério da Saúde. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Pedido inusitado a motorista de app ganha as redes; confira

    Próximo artigo
    >

    Irmãos de SG entre os mais talentosos do mundo

    Relacionados em Polícia