Destruição

Placas homenageando PMs são novamente danificadas no Rio

Fato foi constatado pela ONG Rio de Paz nesta terça-feira (29)

Quatro placas homenageando PMs foram destruídas.
Quatro placas homenageando PMs foram destruídas. |  Foto: Divulgação ONG Rio de Paz
 

Placas que homenageiam policiais militares mortos no Rio, instaladas na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, foram danificadas novamente. O fato foi constatado pela ONG Rio de Paz, responsável pela ação, após visita ao local na manhã desta terça-feira (29).

De acordo com a ONG, estavam faltando seis placas no mural, que ainda não se sabem se foram arrancadas ou caíram, e quatro estavam destruídas. A ação também homenageia nomes de crianças mortas vítimas de balas perdidas. No entanto, nenhuma delas foram danificadas, apenas as dos PMs.

Nesta terça-feira (29), três novas placas foram colocadas com o objetivo de homenagear policiais mortos neste ano. Segundo a Rio de Paz, as outras que faltam e que foram destruídas serão repostas. 

"É triste saber que um local de manifestação permanente mais uma vez é destruído e com sinais claros de vandalismo. Não é qualquer placa. É a placa de alguém que morreu em prol da segurança pública do Rio. A gente entende que essa segurança tem muitas deficiências e que precisa ser revista, mas quem está na ponta são seres humanos que precisam ter seus direitos garantidos. Pra gente é muito antidemocrático esse tipo de atitude que as pessoas tomam destruindo uma manifestação pacífica e democrática a fim de prestar uma homenagem aos policiais e não só para aqueles que se foram, mas também para seus familiares que se sentem homenageados e mais vistos pela sociedade", disse João Luís Silva, voluntário do Rio de Paz.

Esta não é a primeira vez que a instalação é atacada. Em janeiro deste ano, um homem arrancou várias placas do mural em plena luz do dia. Segundo a ONG Rio de Paz, a ação foi filmada por uma pessoa que passava pela Lagoa, o vídeo entregue à Polícia Civil e um registro de ocorrência foi feito, mas até agora nenhuma informação foi passada ao Rio de Paz sobre as investigações.

Em nota, a Polícia Militar diz que lamenta a ação de depredação às placas de homenagem a policiais e crianças mortas em ações violentas, instaladas na Lagoa Rodrigues de Freitas, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.A ação da ONG Rio de Paz é um ato legítimo e conta com o apoio e a solidariedade da Polícia Militar. Homenagens como essa são raras e de grande importância para a Corporação. Atitudes de vandalismo não podem tirar o ânimo daqueles que reconhecem o nosso esforço e valor.

< Porta ou praia? Foto com ilusão de ótica divide opiniões na web CR7 no Catar: Portugal confirma favoritismo e derrota a Macedônia do Norte <