Segurança
PM caça no Salgueiro irmãos responsáveis por arrastões na BR-101
Megaoperação acontece desde as primeiras horas do dia
A Polícia Militar desencadeou uma megaoperação na manhã desta quinta-feira (22) no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, dois dias após um ataque a tiros contra uma equipe do 7º BPM (São Gonçalo).
Um dos focos da operação é a prisão dos irmãos Rafael Teixeira Guimarães Peixoto, conhecido como “Funil”, de 36 anos, e Rodrigo Teixeira Guimarães Peixoto, conhecido como “Sheik”, de 31 anos, que são considerados líderes da quadrilha do narcotraficante Antônio Hilário Ferreira, o “Rabicó”, chefe do tráfico na região.
De acordo com a Polícia Militar, a operação conta com a participação de dezenas de policiais do 7º BPM, 12º BPM (Niterói) e 35º BPM (Itaboraí). Até às 8h40, ainda não havia um balanço final disponível sobre prisões e apreensões realizadas durante a ação.
Leia+: Arrastões na RJ-106: motoristas dizem que radar favorece bandidos
Leia+: 'Rodovia do medo': BR-101 volta a ser aterrorizada em arrastões
Leia+ Ônibus são sequestrados e usados como barricadas em São Gonçalo
Leia +: Tiroteio acorda moradores em manhã de guerra no Salgueiro
A operação é parte de um esforço contínuo para desarticular a quadrilha de “Rabicó”, que, segundo informações do 4º Comando de Policiamento de Área, é responsável por diversos crimes, incluindo arrastões na BR-101. A quadrilha é conhecida por sua atuação violenta e por manter um controle rígido sobre o tráfico na região do Complexo do Salgueiro.
Levantamentos do Disque Denúncia revelam que a quadrilha de “Rabicó” é composta por pelo menos 27 criminosos de alto escalão. Muitos desses indivíduos, como John Lennon Correa, Rafael da Cruz Schuab, Ricardo Severo (conhecido como “Faustão”), Marcos Antônio Jacinto da Silva (vulgo “Biscolé” ou “Coritiba”), e o traficante conhecido como “Paulistinha”, têm mandados de prisão pendentes e estão em liberdade. Além deles, há ainda foragidos como Clayferson Nascimento da Silva, que evadiu-se do sistema penitenciário em outubro de 2023, e Danilo Almeida Silva, foragido desde maio de 2016.
Escolas e postos fechados
A Secretaria de Educação de São Gonçalo informa que as escolas municipais Pastor Haroldo Gomes, Carlos Drummond de Andrade, Professora Niuma Goulart Brandão, João Aires Saldanha, Umei Professora Natalina Muniz de Oliveira, Belarmino Ricardo Siqueira e Marinheiro Marcílio Dias, no complexo do Salgueiro, não estão funcionando nesta quinta-feira (22), por conta da operação policial. Aproximadamente 2,5 mil alunos estão sendo afetados.
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informa que as unidades de saúde da família não abrirão nesta quinta-feira (22). São elas: Carlos Chagas, Leôncio Corrêa, Albert Sabin, Palmeiras II, Neuza Goulart, Manoel da Ilhota e David Capistrano.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!