Violência

Polícia busca criminoso responsável por sequestro na BR-101

Um casal foi feito de refém por bandidos em Itaboraí

O cartaz foi divulgado nesta sexta-feira (5)
O cartaz foi divulgado nesta sexta-feira (5) |  Foto: Divulgação
 

O Disque-Denúncia divulgou, nesta sexta-feira (5), um cartaz pedindo informações que levem à prisão de Thiago de Lima Finoquio, de 26 anos, acusado de ser o suspeito de liderar o sequestro do casal que ocorreu na BR-101, em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio, durante a madrugada desta quinta-feira (4). O casal sequestrado foi feito de refém por uma quadrilha de criminosos que levaram R$ 250 mil das vítimas. 

LEIA+: 'Quadrilha do Pix' mantém casal refém por mais de 4 horas na BR-101

Ao todo, seis homens encapuzados foram os responsáveis pelo sequestro do casal. Thiago já havia sido condenado por roubo, mas cumpriu apenas parte da pena em liberdade antes de cometer novos crimes.

Um mandado de prisão foi expedido contra ele, que atualmente está foragido. Segundo as autoridades, esse tipo de extorsão mediante sequestro já era comum na região em 2021, na mesma área do radar.

Quadrilha responsável pelo crime atualmente tem ligação com tráfico de drogas de Itaboraí, do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, e do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo
  

A quadrilha, na época, era comandada por Leonardo Costa Araújo, o Leo 41, e as investigações mostraram que os produtos roubados bancavam uma vida luxuosa dos traficantes do estado do Pará. 

Leo 41 foi morto em março deste ano em uma operação policial no Complexo do Salgueiro, São Gonçalo, que prendeu também parte da quadrilha. 

A quadrilha responsável pelo crime atualmente tem ligação com tráfico de drogas de Itaboraí, do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, e do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Quem tiver qualquer informação sobre Thiago pode entrar em contato com o Disque-Denúncia pelos seguintes canais: Zap do Portal dos Procurados, pelo número (21) 98849-6099; pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, além do App Disque-Denúncia RJ e também pelo inbox do Facebook e Twitter dos Portal dos Procurados. O anonimato é garantido.

O caso 

Um casal foi feito refém na BR-101 em Itaboraí, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante a madrugada desta quinta-feira (4). Os criminosos mantiveram as vítimas sob ameaça para exigir transferência de dinheiro por meio de Pix. 

O casal contou, no RJ 2, da TV Globo, que estava a caminho de Nova Friburgo, na Região Serrana, quando foi abordado pelos bandidos ao reduzir a velocidade em um parda, na altura do Trevo de Manilha.

“Passando pelo radar, que a gente precisa reduzir um pouco, percebi que vinha um carro aproximando. Depois da curva, fui fechado, assim, do lado e já saiu todo mundo armado. Arma grande, arma pequena. Já mandando a gente descer do carro”, contou a mulher. Eles relataram que foram ameaçados durante toda a abordagem.

“O tempo todo com arma no rosto. Terror, terror. Ameaça de tudo quanto é sentido. A grande maioria é de morte, né?”, disse.

Durante toda a madrugada, o casal foi mantido como refém no meio do mato por bandidos que se identificaram como membros da "Quadrilha do Pix". Eles exigiram transferências bancárias e via Pix e só liberaram as vítimas horas depois, quando conseguiram retirar um total de R$ 250 mil de suas contas bancárias, além de pegar empréstimos. 

O caso vem sendo investigado pela 71ª DP (Itaboraí). 

< OMS decreta fim de emergência da pandemia de Covid-19 Sônia Abrão tem rede social atacada após exibição do 'Linha Direta' <