Polícia
Polícia encontra casarão de ‘chefão’ do tráfico no Rio
Policiais militares do Batalhão de Rocha Miranda (9°BPM) encontraram, nesta terça-feira (7), uma casa que é utilizada pelo traficante Wallace Brito Trindade, vulgo Lacoste, para realizar festas e reuniões entre as lideranças do tráfico de drogas da comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O imóvel foi localizado durante uma operação realizada pela Polícia Militar naquela região, controlada pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP).
Durante a ação, que teve início nas primeiras horas desta terça-feira (7), os militares retiraram diversas barricadas impostas pelos criminosos em diferentes pontos do Complexo da Serrinha, formados pelas comunidades conhecidas como Serrinha, Fazenda, Patolinha, São José e Dendezinho, todas controladas pelo criminoso. Poucas horas após o início da operação, um grupo de policiais localizou o imóvel localizado no alto do Morro da Serrinha.
Na casa, que é utilizada pelo traficante para festas e reuniões com criminosos e chefes do tráfico de drogas de outras regiões controladas pela mesma facção, os militares encontraram piscina, churrasqueira e duas áreas de lazer. Uma delas trazia a inscrição: “Jesus é dono do lugar. Jesus habita nesse (sic) lugar."
Os militares ainda encontraram no imóvel um canil com vários cachorros da raça pitbull, que seriam utilizados pelos criminosos como forma de ameaças e represálias a quem desobedecesse as leis do tráfico. Na operação, que perdurou por horas com intensa troca de tiros entre policiais e traficantes, foram apreendidas uma réplica de fuzil e grande quantidade de drogas.
Invasão e morte
De acordo com a polícia, Lacoste é o principal responsável por uma tentativa de invasão na comunidade do Cajueiro, em Madureira, em abril de 2016, que terminou com a morte de Ryan Gabriel Pereira dos Santos, de apenas 4 anos, que brincava com o avô na calçada, quando foi atingido por um tiro no peito durante a incursão de criminosos do TCP, que buscava expulsar os rivais do Comando Vermelho (CV). Ele chegou a ser levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu após uma cirurgia.
Segundo a polícia, a região controlada pelo traficante rende cerca de 700 mil mensais para os criminosos através de diversas atividades criminosas, como cobranças por serviços considerados essenciais, a venda de drogas e extorsão de comerciantes. Além disso, o Complexo da Serrinha é considerado o local com o maior poderio bélico com a presença constante de centenas de fuzis espalhados pelos becos e vielas da cinco localidades que compõem o conjunto de favelas.
Contra Lacoste, existem dois mandados de prisão em aberto pelos crimes de homicídio e associação para tráfico de drogas. Quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Lacoste, pode denunciar através do Disque Denúncia pelos telefones 2253-1177 e 0300-253-1177. O anonimato é garantido e a recompensa é de R$ 1 mil.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!