Polícia

Polícia investiga organização criminosa ligada ao futebol carioca

Secretaria de Estado de Polícia Civil realiza a Operação Cartão Vermelho. Foto: PCERJ

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), em conjunto com o Ministério Público Estadual, realiza, na manhã desta quarta-feira (18), a Operação Cartão Vermelho, que visa desarticular uma organização criminosa investigada por desvio de dinheiro de entidades ligadas ao futebol carioca. A ação tem como objetivo cumprir 13 mandados de busca e apreensão e afastamentos dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos.

Os mandados serão cumpridos nas residências do presidente do Sindicato de Árbitros do Estado do Rio de Janeiro, do presidente da Cooperativa dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (COOPAFERJ), de integrantes das duas entidades, além das sedes dos órgãos e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Os investigados são apontados como envolvidos na prática dos crimes de organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

A investigação apura o desvio de dinheiro das entidades relacionadas ao futebol e a utilização da COOPAFERJ. O órgão seria responsável por arrecadar dinheiro para os dirigentes sem nenhuma contraprestação ou transparência nas contas.

A apuração identificou ainda que o presidente do Sindicato do Árbitros seria o cabeça do esquema criminoso. Ele teve uma evolução patrimonial incompatível com a função que ocupa, assim como outros integrantes.

< Nascidos em novembro e dezembro sem conta na Caixa podem sacar FGTS Procon irá fiscalizar 92 lojas do Estado do Rio para o Natal <