Logo Enfoco


    Investigação

    Polícia mira chefes do CV que liberam roubos de veículos

    Operação visa cumprir 20 mandados de prisão preventiva

    Publicado 07/10/2025 às 11:58 | Atualizado em 07/10/2025 às 12:17 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A investigação policial durou dois anos e revelou uma estrutura criminosa bem organizada
    A investigação policial durou dois anos e revelou uma estrutura criminosa bem organizada |  Foto: Arquivo

    Em uma grande ofensiva contra o crime organizado, a Polícia Civil do Rio foi às ruas nesta terça-feira (7) para cumprir 20 mandados de prisão preventiva contra membros do Comando Vermelho, incluindo chefões da facção. A operação, comandada pelas delegacias da 53ª DP (Mesquita) e da 18ª DP (Praça da Bandeira), mira um esquema milionário de roubo de veículos que ajudava a financiar o tráfico no estado.

    A investigação durou dois anos e revelou uma estrutura criminosa bem organizada: cada integrante tinha uma função nos roubos, e os veículos eram levados para favelas dominadas pela facção, com autorização dos chefes locais. O roubo de carros é hoje uma das maiores fontes de renda da organização, pela alta liquidez e retorno rápido, de acordo com a polícia.

    Mas o grande diferencial dessa operação é que a Polícia Civil usou a Teoria do Domínio do Fato, uma estratégia jurídica que permite prender não só quem executa os crimes, mas também quem manda e se beneficia deles, mesmo que à distância.

    Parte dos acusados já está presa e será notificada dentro do sistema penitenciário. Os demais são considerados foragidos e estão sendo procurados. Com essas prisões, os detentos envolvidos perdem o direito de progressão de pena ou outros benefícios legais.

    Os indiciados são:

    - Luiz Fernando da Costa, o “Fernandinho Beira-Mar”;

    - Ricardo Chaves de Castro Lima, o “Fú”;

    - Márcio Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”;

    - Ocimar Nunes Robert, o “Barbozinha”;

    - Paulo César Batista de Castro, o “Paulinhozinho”;

    - Cláudio Augusto dos Santos, o “Jiló”;

    - Marcus Vinícius da Silva, o “Lambari”;

    - Márcio Gomes de Medeiros Roque, o “Marcinho da Paula Ramos”;

    - Juan Roberto Figueira da Silva, o “Cocão”;

    - Durval de Araújo Alexandre, vulgo “Ratinho” ou “Rato Velho”;

    - Jefferson Luiz Rangel Marconi;

    - Adriano Barbosa de Souza, o “Graxinha”;

    - Leandro Daniel de Souza Araújo;

    - Lucas Emanuel da Silva Claudino, o “Natureza”;

    - Anderson da Conceição Rocha, o “Adidas” ou “Gazela”;

    - William Sousa Guedes, o “Corolla” ou “Chacota”;

    - Marcelo Bastos Fernandes, o “Ratinho”;

    - Adriano Souza Freitas, o “Chico Bento”;

    - Raphael Felisberto da Silva’, o “Pivete”;

    e Wilton Carlos Rabelo Quintanilha, o “Abelha”.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Horário de verão não vai voltar em 2025, diz o governo

    Relacionados em Polícia