Clandestino
Polícia prende 32 pessoas durante torneio de canto de pássaros
Evento incentivava a caça e o comércio de aves nativas

Uma operação da Polícia Civil resultou na prisão em flagrante de 32 pessoas e no resgate de pelo menos 80 aves silvestres que estavam sendo utilizadas em um torneio clandestino de canto de pássaros, nesta quarta-feira (9), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
A ação foi conduzida por agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que, após um período de investigação e monitoramento, localizaram o evento ocorrendo em uma quadra localizada na Rua Fernando da Costa, no bairro Lote XV. Ao chegarem ao local, os policiais flagraram os participantes organizando a competição.
Segundo as autoridades, o torneio apelidado informalmente de “baderna” pelos envolvidos, incentivava práticas ilegais como a caça e o comércio de aves nativas, incluindo espécies como trinca-ferros, coleiros e tizius. As aves estavam mantidas em gaiolas inadequadas e muitas não possuíam anilhas, o que configura maus-tratos e irregularidades no manejo.
No espaço foram encontrados diversos suportes para gaiolas, além de troféus e medalhas que seriam entregues aos donos dos pássaros com melhor desempenho vocal.
Diante dos indícios de que outros eventos semelhantes já haviam ocorrido no mesmo local, a investigação foi parcialmente desmembrada para apurar a possível existência de uma associação criminosa por trás da prática.
Após passarem por avaliação e cuidados veterinários, os animais serão devolvidos ao seu habitat natural com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!