Cigarros

Polícia resgata paraguaios em situação parecida à escravidão no Rio

Fábrica de cigarros onde trabalhavam foi interditada

Fábrica ficava localizada em Duque de Caxias.
Fábrica ficava localizada em Duque de Caxias. |  Foto: Divulgação
  

Uma fábrica de cigarros paraguaios foi interditada nesta sexta-feira (8) em Campos Elíseos, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A Polícia Civil encontrou 23 paraguaios e um brasileiro mantidos em uma situação parecida com escravidão.

De acordo com a Polícia Civil, os homens foram trazidos de seu país natal há cerca de três meses. Eles foram informados que iam receber R$ 500, mas contaram aos policiais que não receberam nada. 

Ainda de acordo com a Civil, policiais do Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR) e da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) realizaram a ação. 

Auditores-fiscais da Superintendência Regional do Trabalho no Rio, o Ministério Público do Trabalho, a Polícia Federal e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), também foram acionados. 

A investigação aponta que os homens eram levados para a fábrica e trabalhavam 30 dias sem descanso. Eles também não podiam deixar o imóvel. Os paraguaios foram encaminhados para a Polícia Federal após prestarem depoimentos. Os homens podem ser extraditados de volta ao Paraguai.

Cigarros da marca Gift eram contrabandeados e chegavam ao mercado popular com preços mais baratos do que os originais. É a primeira vez que uma fábrica produtora desta mercadoria é interditada no Rio.

As investigações seguem em andamento para identificar o responsável pelo local e pelo maquinário.

< Brasileira participante do BB Estados Unidos tem biquíni confiscado Entenda a doença que afeta Anitta e outras 6 milhões de brasileiras <