Heróis
Policiais salvam bebê engasgado no interior do Rio
Maria Eduarda, de três meses, não conseguia respirar
Policiais militares do 38º Batalhão de Polícia Militar (Três Rios) prestaram uma aula de primeiros socorros ao realizar a Manobra de Heimlich em um bebê de três meses na noite de sábado (1º), em Paraíba do Sul, no Centro-Sul Fluminense. Maria Eduarda estava engasgada e não conseguia respirar.
Durante a patrulha do bairro de Jatobá, a equipe policial foi abordada pelos pais aflitos da criança. Segundo a PM, os policiais foram procurados pelo pai de Maria Eduarda, que a segurava junto à mãe enquanto a pequena se engasgava.
Apesar da situação de emergência, os policiais conseguiram realizar com êxito a Manobra de Heimlich. Em seguida, a família foi escoltada até o Hospital Nossa Senhora da Piedade, em Paraíba do Sul, onde a bebê foi submetida a exames complementares. Maria Eduarda passa bem e foi liberada em seguida.
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros que consiste em desobstruir as vias respiratórias de uma pessoa que esteja engasgada por um pedaço de alimento ou outro objeto que esteja bloqueando sua respiração.
No caso de um bebê, a técnica envolve posicionar a criança de bruços sobre o braço do prestador do atendimento e realizar cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Em seguida, o bebê é virado de barriga para cima no braço do prestador do atendimento e são feitas mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!