Polícia

Policiamento em Cabo Frio terá drones após tiro que deixou turista ferido

Após uma confusão na Praia do Forte, em Cabo Frio, Região dos Lagos, na noite da última terça-feira (28), que deixou um turista, de 19 anos, ferido no olho, a Polícia Militar informou que vai trabalhar com drones para monitorar a região durante as comemorações do réveillon na cidade.

Segundo frequentadores, o tumulto aconteceu depois que policiais tentaram coibir festas com som alto na areia da praia, prática que é vedada pela lei estadual 3467/2000.

Vídeos que circularam pelas redes sociais mostraram que policiais intervieram e reprimiram a ação com bombas de gás e tiros de borracha. Em seguida, aparece na imagem o jovem já caído, ferido pelo disparo. Também há discussões dos frequentadores com os militares.

De acordo o Corpo de Bombeiros, a vítima foi socorrida e levada para o Hospital Central de Emergências, em Cabo Frio. Segundo a Prefeitura, o jovem transferido para o Hospital Roberto Chabo, em Araruama, onde passou por cirurgia e já recebeu alta. Procurada para comentar o caso, a Polícia Militar informou que o 25ºBPM (Cabo Frio) instaurou um procedimento apuratório para averiguar o fato.

Com a cidade com mais frequentadores por conta das festas de fim de ano, a PM informou que reforçou o patrulhamento na orla e vai utilizar drones para dar apoio às ações. Sobre o reforço, a corporação garantiu que ele foi empregado em Cabo Frio e em demais cidades por conta da chegada do verão e da alta temporada no litoral carioca.

Apreensões

A Prefeitura de Cabo Frio apreendeu 35 caixas de som na Praia do Forte nos dois primeiros dias de fiscalização. A ação faz parte da operação “Na praia, bom é o som do mar”, que proíbe o uso de equipamento sonoro em locais públicos, conforme como determina a Lei Estadual 3467/2000.

Na última quarta-feira (29) e quinta (30) fiscais de Posturas e Meio Ambiente, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, percorreram a Praia do Forte e a Ilha do Japonês verificando as irregularidades. O trabalho segue em outras praias da cidade.

Além das caixas de som, a fiscalização apreendeu um reboque abandonado na Praça da Cidadania, 30 mesas, 73 cadeiras e 15 ombrelones deixados para pernoitar na areia. O coordenador geral de Licenciamento e Fiscalização, Paulo César Alves, destaca que o pernoite de materiais de ambulantes e barraqueiros na areia da praia não é permitido. Neste caso, o material é recolhido e levado para o depósito da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

“As operações de fiscalização serão realizadas em todas as praias. No início da semana, quase todos os ambulantes da Praça do Moinho, no Peró, foram notificados, sobre a proibição do pernoite das estruturas das barracas. Deixamos todos cientes que, a partir do dia 29 de dezembro, quem deixar as estruturas das barracas ou trailers na praça de um dia para o outro terá o equipamento apreendido. Isso vale para todos os demais que utilizam praças e vias da cidade para comercialização de produtos autorizados”, destaca o coordenador geral de Licenciamento e Fiscalização.

Os fiscais de Meio Ambiente notificaram os restaurantes da orla da Praia do Forte que estão utilizando som mecânico. De acordo com a superintendente de Fiscalização, Marcela Santanna, todos estão sendo informados sobre a proibição de som alto.

“Quando o estabelecimento comercial é flagrado com música alta, ou alvo de denúncias, a fiscalização vai ao local averiguar e o responsável é notificado pela fiscalização. Quem não tem o licenciamento ambiental é orientado a se regularizar e só retornar com o som após estar devidamente licenciado”, explica Marcela Santanna.

Em Tamoios, a Fiscalização de Posturas também está realizando operação de ordenamento, recolhendo trailers e materiais que estão sendo deixados em praças e vias públicas.

Denúncias podem ser feitas para Ouvidoria Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, nos telefones: (22) 3199-9017 / (22) 3199-9018 / (22) 3199-9019 Ramais: 234 – 256 – 257; ou pelo Whatsapp: (22) 99928-2195.

Queima de Fogos

De acordo com a Prefeitura, cerca de 800 mil pessoas são esperadas para a queima de fogos que vai durar 10 minutos. Em seu perfil oficial do Twitter, a prefeitura pede a todos que estejam nas ruas usem máscaras de proteção. Nesta quarta- feira (29), a administração municipal divulgou dados sobre a Covid-19.

A cidade que tem um total de 918 mortos pela doença, não registrou óbitos nas últimas 24 horas. Duas pessoas morreram por Covid-19 nos últimos 30 dias.

< Dispensa de comprovante vacinal gera polêmica em universidade do Rio Idosa é soterrada em desabamento na Região de Pendotiba <