Polícia

Presa quadrilha que aplicava golpes em turistas no Aeroporto Tom Jobim

Operação, Polícia Civil, Ação, Polícia, policiais
As investigações prosseguem para a responsabilização de todos os envolvidos. Foto: Pedro Conforte

Cinco integrantes de uma quadrilha especializada em aliciar passageiros de voos domésticos e internacionais e os convencerem a embarcar em táxis “piratas” e veículos particulares que não estavam cadastrados em aplicativos foram presos em flagrante por Policiais da Delegacia do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (DAIRJ) nesta terça-feira (1º).

Segundo os investigadores, as vítimas eram abordadas ao chegarem ao desembarque, muitas vezes de maneira violenta e com intimidação quando havia recusa do passageiro em aceitar os serviços clandestinos dos criminosos, que se passam por funcionários do aeroporto e como taxistas credenciados.

Além de formarem uma associação criminosa com falsos taxistas, esses suspeitos, conhecidos como jóqueis (pessoa que tem função de abordar o passageiro e encaminhar para um motorista não credenciado), praticam outros tipos de crimes em conjunto com os chamados “maleiros”, tais como câmbio ilegal e cobrança para carregar as malas dos passageiros. Eles também agem como “olheiros”, dando dicas para que furtadores atuem burlando a segurança do local.

Segundo o titular da DAIRJ, delegado Adriano França, esta disputa entre motoristas não credenciados e de aplicativos é antiga no aeroporto e incomoda o passageiro que desembarca e já é surpreendido pelas discussões no saguão entre os jóqueis e taxistas credenciados, além das ameaças aos seguranças privados serem constantes, inclusive com a alusão de que traficantes do Parque União, no Complexo da Maré, dariam cobertura a eles, razão pela qual um dos conduzidos, também foi autuado pelo crime de ameaça. As investigações prosseguem para a responsabilização de todos os envolvidos.

< Moradores de Búzios são autuados por despejar água de piscina em praia São Gonçalo com mais dois centros de testagem para Covid-19 <