Polícia

Preso por aplicar golpe em idosa de 92 anos em Niterói

Estelionatário foi preso durante ação conjunta em Niterói Foto: PCERJ/Divulgação

Uma idosa de 92 anos que reside em Icaraí, na Zona Sul de Niterói, teve suas contas bancárias esvaziadas por um estelionatário. O golpe foi aplicado por um homem de 22 anos que se passou por funcionário de um banco.

Segundo a Polícia Civil, ele esteve na casa da idosa para alertar que havia descoberto saques indevidos em sua conta, e coletou os dados bancários da senhora para corrigir a 'fraude'.

Além dela, outras duas idosas sofreram o mesmo golpe em Niterói, de acordo com a Polícia Civil. O esquema foi desmontado pelas delegacias do Fonseca (78ª DP) e Icaraí (77ª DP) na sexta-feira (25).

Ele foi preso em flagrante em uma pousada na Região Oceânica, onde estava hospedado. Através de informações passadas ao Disque Denúncia, os agentes deram início a ações de inteligência na pousada.

O criminoso foi capturado com várias bolsas de compras, cartões bancários em nome de terceiros e dinheiro. No quarto dele, os policiais encontraram também quatro máquinas de cartões.

Em depoimento na delegacia do Fonseca, ele confessou ter aplicado golpes semelhantes em São Paulo e no Rio de Janeiro. A idosa moradora de Icaraí esteve na distrital e reconheceu o criminoso.

O esquema

O jovem seria integrante de uma quadrilha paulistas que pratica uma nova modalidade de fraude. Após adquirir os dados cadastrais completos de correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, vendidos por estelionatários Rua 25 de Março, em São Paulo, ele viajava para a cidade de domicílio das suas futuras vítimas.

Em geral, escolhia como vítimias mulheres idosas, e em posse dos telefones delas promovia contato telefônico se passando por funcionário da instituição bancária.

O criminososo informava que foram identificadas transações incomuns junto a conta corrente da vítima e que por motivo de segurança o cartão bancário havia sido bloqueado por suspeita de fraude.

< Marinha muda do Rio para Brasília grupo que monitora manchas de óleo Iniciada operação em novo trecho do VLT no centro do Rio de Janeiro <