Operação
Presos por fornecer armas e drogas para o Complexo do Alemão
Grupo movimentou mais de R$ 250 milhões, segundo a Polícia Civil

Um grupo de criminosos foi preso, nesta quinta-feira (3), durante uma operação contra membros de um "consórcio" de organizações criminosas voltadas para o abastecimento de armas de fogo e drogas para o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio.
De acordo com as investigações, o grupo movimentou mais de R$ 250 milhões. Os dois alvos da ação foram capturados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
"Uma das prioridades do nosso trabalho de combate ao crime organizado é sufocar financeiramente as organizações para enfraquecer o poder e reduzir a expansão das ações realizadas por essas quadrilhas. A Polícia Civil vem interferir com operações estratégicas e inteligência para capturar as infrações e apreender armas e drogas", afirmou o governador Cláudio Castro.
A operação, intitulada "Operação Bella Ciao", tem ainda o objetivo de cumprir mandatos de busca e apreensão contra outros investigados, para reunir elementos que possam auxiliar no inquérito.
Ainda segundo a Polícia Civil, a investigação revelou uma rede de criminosos, empresas de fachada, contas bancárias de laranjas e logística interestadual para mobilizar e ocultar a origem dos produtos e ativos ilícitos, com núcleos na capital fluminense e no Mato Grosso do Sul.
"Sistematicamente estamos expondo os mecanismos usados pelas facções criminosas para lavar dinheiro e garantir o abastecimento de armas e drogas. Esse trabalho é essencial para fixar financeiramente e enfraquecer os grupos criminosos", destacou Felipe Curi, secretário da Polícia Civil.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!