Logo Enfoco


    Organização criminosa

    Quadrilha é presa por golpe do falso empréstimo na Baixada

    Grupo utilizava estrutura de call center para cometer o crime

    Publicado 14/11/2024 às 7:43 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Alguns dos membros da quadrilha já haviam sido presos em fevereiro de 2023
    Alguns dos membros da quadrilha já haviam sido presos em fevereiro de 2023 |  Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil

    Seis membros de uma organização criminosa especializada em golpes de falsos empréstimos foram presos em flagrante nesta quarta-feira (13), durante uma operação realizada em um escritório na Avenida Presidente Tancredo Neves, em Itatiaia, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A investigação revelou que a organização estava ativa há pelo menos um ano.

    Segundo informações da 59ª DP (Duque de Caxias), o grupo operava um esquema sofisticado para enganar vítimas e realizar empréstimos fraudulentos. 

    Golpe

    O golpe funcionava por meio de um call center que utilizava um software chamado Imetraton para entrar em contato com as vítimas, oferecendo créditos falsos em troca do cancelamento de cartões de crédito.

    Os criminosos enviavam links fraudulentos, simulando transações financeiras. Ao clicar nesses links, as vítimas contratavam empréstimos em seus nomes, e os valores eram transferidos para contas controladas pelos golpistas.

    Operação

    Durante a operação, a polícia apreendeu celulares, documentos que detalhavam o modus operandi da quadrilha, anotações com dados pessoais das vítimas e três veículos usados pelos criminosos. A investigação revelou que a organização estava ativa há pelo menos um ano, e alguns de seus membros já haviam sido presos em fevereiro de 2023, no âmbito de um inquérito relacionado ao mesmo esquema.

    O homem identificado como o chefe da quadrilha, possui passagens pela polícia por envolvimento em associação criminosa, estelionato e lesão corporal. Os demais membros do grupo também já haviam sido presos anteriormente por delitos semelhantes, com exceção de uma mulher, que não possuía antecedentes criminais. Os detidos foram levados para o sistema penitenciário e agora aguardam decisões judiciais.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Saída para o feriadão: saiba como está o trânsito na Ponte e BR-101

    Próximo artigo
    >

    Veja quem é o homem morto após detonar explosivos perto do STF

    Relacionados em Polícia