Polícia

Ruas mais seguras: diminui o número de assaltos em Niterói

DCIM100MEDIADJI_0592.JPG
DCIM100MEDIADJI_0592.JPG |  Foto: Foto: Pedro Conforte
Foram 104 ocorrências relacionadas a roubos de rua em Niterói e Maricá, uma redução de 36% na comparação com novembro do ano passado. Foto: Arquivo

Niterói e Maricá voltaram a apresentar quedas em números de roubos no mês de novembro. Os índices criminais, de ambas as cidades, foram apresentados durante a reunião do Conselho de Segurança de Niterói, na manhã desta quinta-feira (9), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) no centro da cidade. O evento contou com a presença de representantes da prefeitura, além de policiais militares e civis.

Durante o mês de novembro, os municípios de Maricá e Niterói, ambos controlados pelo Batalhão de Niterói (12ºBPM), registraram 24 roubos de veículos, uma queda de 56% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 54 crimes foram registrados. Já sobre roubos de rua, as cidades tiveram 104 ocorrências, uma redução de 36% na comparação com novembro do ano passado.

Com relação a roubos de carga, Maricá e Niterói foram seis casos, queda de 25% em relação ao mesmo período de 2020.

Assalto a lojas e comércio

Reunião CDL Estatística de Seg_Pública
Números foram apresentados durante reunião do Conselho de Segurança de Niterói. Foto: Marcelo Tavares

Sobre a letalidade violenta, que engloba os casos de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado, as cidades tiveram 12 registros em novembro, uma diminuição de 29% em relação a novembro de 2020.

Outras marcas importantes durante o mês de novembro foram registradas nos casos de roubos a estabelecimentos comerciais e roubos a coletivos. Com relação ao primeiro crime, as cidades tiveram apenas oito registros, uma queda de 65% em relação a 2020, quando foram 23 ocorrências. Sobre roubos a coletivos, os municípios, juntos, registraram apenas dois crimes em novembro, diminuição de 85% em relação a novembro de 2020.

O coordenador do programa Segurança Presente em Niterói, major Abrahao Climaco, ressaltou a importância do trabalho realizado em conjunto com setores da Polícia Civil, Departamento de Trânsito (Detran) e representantes da Prefeitura de Niterói, que realizam troca de informações e fomentam a polícia com informações previlegiadas, que acabam neutralizando criminosos e apreendendo armamentos.

"Quedas históricas como a de roubos de rua revelam um trabalho de inteligência realizado pelas polícias e tenho certeza que a população de bem está do nosso lado"

Quem também esteve na reunião do Conselho de Segurança de Niterói foi o major Amaral, representante do Batalhão de Niterói em virtude de um compromisso do comandante da unidade, tenente-coronel Marcelo Carmo. Além disso, a delegada Raíssa Celles, titular da Delegacia de Jurujuba (79ªDP), e os delegados Geraldo Assed e Claúdio Otero, titulares das distritais do Fonseca e Icaraí, também estiveram presentes no evento e ressaltaram a importância da integração entre as polícias Civil e Militar.

< "Povo ruim de cama": Geisy Arruda fala sobre sex* com famosos Sem inspiração <