Não voltaram
Saidinha de Natal: quase 200 detentos estão soltos pelas ruas
Entre os presos foragidos está o traficante Macarrão do Antares
A "saidinha de Natal" resultou em quase 200 detentos foragidos no Rio de Janeiro. Eles haviam sido autorizados a sair, mas não retornaram às unidades prisionais. A Justiça concedeu o benefício de Visita Periódica ao Lar (VPL) a 1.494 presos, permitindo a saída a partir do dia 24, com a obrigatoriedade de retorno até o dia 30.
O prazo para o retorno dos detentos se encerrou com 206 presos ausentes. Nos dias seguintes, 10 internos retornaram às unidades prisionais. Atualmente, as autoridades estão em busca de 196 foragidos, entre eles o traficante Marcelo da Silva Soares, conhecido como Macarrão do Antares ou Cazuza.
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap-RJ) esclareceu que a concessão da Visita Periódica ao Lar, assim como os critérios e os prazos a serem seguidos pelos detentos beneficiados, são estabelecidos pela Lei de Execução Penal (LEP) e concedidos pela Justiça. De acordo com a secretaria, cabe a ela apenas cumprir a decisão judicial e comunicar à Vara de Execuções Penais sobre os casos em que os presos não retornam dentro do prazo estipulado.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!