Polícia

Salgueiro vira refúgio para traficantes do Jardim Catarina

Imagem ilustrativa da imagem Salgueiro vira refúgio para traficantes do Jardim Catarina
Vista aérea do Complexo do Salgueiro. Foto: Pedro Conforte

Antiga parceria existente em diversos momentos da criminalidade em São Gonçalo, o tráfico de drogas do Jardim Catarina e do Complexo do Salgueiro está cada vez mais unido e usando Itaoca como um ponto de refúgio e esconderijo de operações policiais realizadas em ambas as localidades. 

De acordo com informações coletadas pelo Serviço de Inteligência (P/2) do 7º Batalhão (São Gonçalo), o principal líder do Comando Vermelho (CV) em São Gonçalo, o traficante Ilário Ferreira, 'Rabicó', seria o principal elo de ligação entre o Complexo do Salgueiro e os "cabeças" do tráfico do Jardim Catarina. Ele estaria, inclusive, oferecendo abrigo para os criminosos conhecidos como 'Flamengo' e 'Jorginho', sucessores de Schumaker Antonácio do Rosário, o 'Piloto', em uma casa localizada em Itaoca, durante operações policiais. A residência é a mesma onde o ex-chefe do Jardim Catarina, morto em abril de 2019, "morava" e se escondia das constantes operações policiais que visavam a sua captura. 

Além do ponto de refúgio dos criminosos, Rabicó tem sido tratado como um "paizão" para Flamengo e Jorginho, já que ordenou que os novos chefões comandassem o "Novo Complexo", como está sendo chamado o Jardim Catarina. Rabicó também teria perdoado um antigo erro de 'Flamengo', mas o motivo não foi revelado. Uma recente aquisição realizada pelo chefe do Salgueiro foi uma contadora de cédulas que auxilia os traficantes nos cálculos do rendimento do tráfico. 

Recentemente, a ligação entre as localidades deu uma estremecida após um conflito de ideias entre Rabicó e alguns "crias" do Jardim Catarina - como são conhecidos os traficantes nascidos na comunidade. Isso começou após o chefão do CV em São Gonçalo ter tentado convencer lideranças do tráfico a “darem” a gerência do tráfico de drogas de uma localidade para a traficante Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, conhecida como 'Hello Kitty'.

A medida teria desagradado figuras conhecidas do mundo do crime do Jardim Catarina, conhecidos como 'Neuber' e 'Telminho'. De acordo com os “crias”, a função teria que ser destinada a traficantes locais e não deveria ser direcionada para criminosos “de fora” como 'Hello Kitty', que mudou de facção ano passado após a guerra de facções explodir em São Gonçalo. Antes disso, ela era integrante da facção Amigos dos Amigos (ADA) e apontada como braço direito de Alessandro Luiz Vieira Moura, conhecido como 'Vinte Anos'.

< TJ autoriza intervenção para climatizar frota de ônibus no Rio Adolescente é assassinado em São Gonçalo <