Logo Enfoco


    Justiça

    Socialite condenada a prisão por racismo contra filha de Gagliasso

    Day McCarthy recebeu pena histórica por injúria racial

    Publicado 23/08/2024 às 15:08 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    A decisão foi proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro
    A decisão foi proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro |  Foto: Reprodução

    Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank celebraram, nesta sexta-feira (23), a condenação de Day McCarthy, socialite que cometeu racismo contra a filha do casal, Chissomo, a Títi, atualmnte com 11 anos. O caso aconteceu em 2017. 

    "Hoje a gente vem celebrar uma vitória contra o racismo. E sabemos que, infelizmente, esta vitória acontece por termos visibilidade e brancos e, portanto, mais ouvidos que a população negra que, desde que foi sequestrada para este país, não para de gritar e sangrar. Nunca é tarde, mas ainda é tarde", escreveu o casal nas redes sociais. 

    A acusada foi sentenciada a oito anos, nove meses e 13 dias de prisão em regime fechado. Esta é a primeira vez que o Brasil impõe uma pena em regime fechado para um caso de racismo.

    A decisão, proferida pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, determina que a pena deve ser cumprida imediatamente, embora a ré ainda possa recorrer. Além da pena de reclusão, Day McCarthy foi condenada a arcar com as custas processuais.

    Bruno e Giovanna usaram as redes sociais para compartilhar seu alívio e satisfação com a sentença, destacando a importância histórica da decisão. O casal ressaltou que, apesar dos privilégios que possuem, o processo foi longo e desafiador. 

    "Seguimos confiantes na atuação consistente do judiciário para assegurar que crimes de racismo sejam devidamente reconhecidos e punidos. Como pais, estamos emocionados e agradecemos: a comoção pública foi fundamental para este avanço. Não temos mais nada a declarar, mas seguiremos vigilantes porque o racismo está longe de acabar", concluiu o casal. 

    O caso

    O episódio começou em 2017, quando Day McCarthy fez postagens racistas contra a filha do casal, Chissomo, conhecida como Títi, que na época tinha apenas quatro anos. O caso provocou uma grande revolta pública e levou Giovanna Ewbank a reagir publicamente.

    O Ministério Público acusou Day de ofender a dignidade da menina, fazendo uso de referências explícitas à sua raça e cor, além de utilizar imagens da criança sem a autorização dos pais.

    Day McCarthy, que se diz escritora e reside no Canadá, já havia sido condenada em audiência cível a pagar R$ 180 mil, valor que alegou não ter condições de quitar.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Polícia investiga morte de morador de rua no Centro do Rio

    Próximo artigo
    >

    Anitta é confirmada em elenco de filme; saiba tudo

    Relacionados em Polícia