Polícia

'Soldados' resgatariam chefe do tráfico de Niterói de helicóptero

Imagem ilustrativa da imagem 'Soldados' resgatariam chefe do tráfico de Niterói de helicóptero
|  Foto: foto: lucas benevides
Comunidade do Sabão, em Niterói. Foto: Lucas Benevides

Conhecido por ser um dos “senhores da guerra” em Niterói — homens que são responsáveis por confrontos entre facções criminosas — o traficante conhecido como 'Cabeça', chefe do tráfico de drogas da comunidade do Sabão, em Niterói, é um dos criminosos que seria resgatado de dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, durante uma tentativa de sequestro de um helicóptero, ocorrida no último domingo, no Rio de Janeiro.

De acordo com informações divulgadas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) da Polícia Civil, outros dois homens, conhecidos como 'Marquinhos do Turano' e 'Benemário', eram os dois outros traficantes a serem resgatados durante a ação criminosa.

Segundo a polícia, os dois criminosos que tentaram sequestrar o helicóptero também já foram identificados e ambos seriam ligados a facção criminosa Comando Vermelho (CV) e pertencentes a comunidade do Sabão, localizada no bairro São Lourenço, em Niterói. O Portal dos Procurados divulgou um cartaz pedindo informações sobre o paradeiro de “Pará” após a empreitada criminosa.

Cartaz pede informações sobre o paradeiro de “Pará” após crime. Foto: Polícia Civil

De acordo com a 1ª fase da investigação da tentativa de sequestro, a dupla de criminosos solicitou uma viagem de motorista de aplicativo, na manhã do último domingo (19) saindo da comunidade do Santo Cristo e indo em direção a Lagoa Rodrigo de Freitas. A viagem custou R$ 100 aos cofres dos traficantes.

Os bandidos contrataram um voo de ida e volta para Angra dos Reis, no valor de R$ 14 mil, e ordenaram que o piloto, o policial civil Adonis Lopes, sobrevoasse o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. Durante a viagem, os criminosos renderam o piloto, que também é policial civil, com uma arma. A vítima entrou em luta corporal com a dupla e começou a fazer manobras bruscas com o intuito de demonstrar que algo de errado estava acontecendo.

Após a luta, os criminosos ordenaram que o piloto sobrevoasse até Niterói, local de origem deles. Quando chegaram no município, eles pularam da aeronave e se esconderam em uma área de mata em uma comunidade da Zona Norte de Niterói. Até o momento, não foram localizados.

O piloto da aeronave conseguiu se desvencilhar da dupla e pousou no Grupamento Aeromóvel de Niterói. Ele revelou, durante entrevista no dia seguinte ao ocorrido, que temeu pela morte durante o voo.

Segundo o delegado da Draco, William Pena Júnior, as investigações seguem com o objetivo de identificar e prender outros envolvidos no plano.

O chefe do tráfico, “Cabeça do Sabão”, já havia participado de uma outra tentativa de resgate, em 2005, quando bandidos tentaram libertar traficantes que iriam depor no Fórum da Ilha do Governador. No ataque, dois policiais civis acabaram morrendo.

Ele é investigado pela Policía Civil como um dos responsáveis pelos recentes confrontos entre facções criminosas no Morro do Estado, que perdurou entre os meses de novembro de 2020 e junho deste ano.

< Mais de 10 presos envolvidos com milícia no Rio Rainer Cadete fala sobre lado feminino: "Não tenho medo de perder papéis" <