Polícia

Tatuagem levou à prisão acusado de roubo de cargas em Niterói

Uma tatuagem na perna e o modus operandi de um acusado de roubo de cargas, conhecido como Marcinho BR, atuante no município de Niterói, foram imprescindíveis na investigação, que culminou com a prisão do suspeito, feita por policiais civis da Delegacia do Centro (76ªDP), nesta segunda-feira (16), no bairro Luiz Caçador, em São Gonçalo. 

Com o apoio de câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Niterói, os policiais conseguiram identificar o modo de atuação do criminoso e coletaram características físicas do suspeito, que foram imprescindíveis para o andamento das investigações. Contra o acusado, havia um mandado de prisão preventiva pelo crime de roubo de cargas. 

De acordo com a polícia, o acusado utilizava a sua própria motocicleta, que estava em nome de terceiros, nos roubos de carga de cigarros. Ele e mais dois comparsas abordavam os entregadores assim que eles saíam de uma distribuidora no Cubango, em Niterói. Armados com pistolas, ameaçavam as vítimas e as escoltavam até o interior do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, onde faziam o transbordo da carga e as liberavam às margens da rodovia BR-101. 

Diante do avanço das investigações e com informações sobre a localização do suspeito, policiais da distrital foram até o bairro Luiz Caçador, em São Gonçalo, onde localizaram o acusado, que não ofereceu resistência. Ele possuía três anotações criminais por roubo de carga, organização criminosa e tentativa de homicídio. 

Outro caso 

Em setembro do ano passado, outro criminoso já havia sido identificado pelos agentes, através da tatuagem, após trocar tiros com policiais militares do programa Niterói Presente na Alameda São Boaventura, no Fonseca, Zona Norte de Niterói. 

Na ocasião, policiais do programa Niterói Presente foram alertados sobre o veículo Mercedes Benz de cor cinza, roubado na Ilha da Conceição, que transitava pelo Bairro Chic para acessar a Alameda São Boaventura. Na tentativa de interceptar o veículo, os militares efetuaram um cerco na Alameda, uma das vias mais movimentadas de Niterói, onde foram recebidos a tiros de fuzil e pistola pelos dois bandidos que ocupavam o carro. 

Um dos criminosos foi identificado como Rafael Teixeira Guimarães Peixoto, o Funil, apontado pela polícia como integrante do tráfico de drogas do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Numa das fotos obtidas pelos investigadores, Funil aparece usando o mesmo modelo e cor de chinelo que foi deixado para trás durante a fuga dos bandidos. Os agentes também confrontaram as tatuagens que são perfeitamente visualizadas nas imagens das câmeras de segurança, corroborando definitivamente para a identificação do marginal. 

Embora identificado, o criminoso ainda não foi localizado pelos civis e foi apontado recentemente como um dos responsáveis por roubo de veículos na BR-101, em São Gonçalo. 

< PF prende secretário de Administração Penitenciária do Rio Justiça suspende ações e bloqueios de hospital da Zona Norte do Rio <