Violência
Terror em Niterói: a vingança do tráfico que fechou a Alameda
Horas antes, a PM prendeu 5 bandidos e apreendeu um menor

Foi uma represália de bandidos o sequestro de dois ônibus e o bloqueio de importantes vias da Zona Norte de Niterói, com barricadas em chamas, na noite desta segunda-feira (29). Segundo a Polícia Militar, criminosos armados efetuaram disparos de arma de fogo a esmo em diversos pontos da localidade. A ação criminosa ocorreu após a PM realizar duas operações mais cedo, que resultaram na prisão de cinco suspeitos e na apreensão de um menor.
De acordo com testemunhas, criminosos de comunidades do entorno obstruíram vias essenciais, como a Alameda São Boaventura, próximo à Rua Tenente Osório, no Fonseca, e a Avenida Professor João Brasil, na Engenhoca. Além disso, coletivos foram atravessados nas pistas, dificultando ainda mais o tráfego.
Quem estava voltando do trabalho e tentava chegar em casa teve que enfrentar longas esperas no Terminal João Goulart, no Centro, já que os ônibus não conseguiam acessar as áreas afetadas pelos bloqueios.
Ação da PM
Em nota, a PM informou que, de imediato, equipes do 12° BPM (Niterói) foram enviadas ao local do acionamento, com o objetivo de desobstruir a via e garantir a segurança de pedestres e funcionários do setor rodoviário de Niterói.
"A via foi totalmente liberada e o policiamento segue reforçado na região. As ocorrências foram apresentadas na 78ª DP (Fonseca)", diz a Corporação.
Primeiro caso
Na parte da manhã, por volta de 6h40, policiais do 12º BPM (Niterói) patrulhavam a Rua Monsenhor Raeder, no Barreto, quando encontraram um dos acusados armado com uma pistola Smith Wesson calibre 9mm. Ele foi detido sem resistência.
Durante o cerco, outros dois suspeitos foram capturados. Um deles carregava uma sacola com 110 pedras de crack, 81 trouxinhas de maconha, 71 sacolés de cocaína, dois rádios transmissores e R$ 13 em dinheiro.
O terceiro envolvido era menor de idade, de 16 anos, com mandado de busca e apreensão expedido pela Vara da Infância e Juventude de Niterói, por tráfico de drogas, resistência e porte ilegal de arma.
Todos foram levados à 78ª DP (Fonseca), onde os dois maiores permaneceram presos por tráfico e porte ilegal de arma de fogo, enquanto o adolescente foi apreendido e apresentado na Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Mais prisões
Já no fim da tarde, por volta de 17h40, PMs patrulhavam a Travessa José Failace, na comunidade da Brasília. Ao perceber a aproximação das equipes, criminosos tentaram fugir, mas três foram capturados.
Entre eles estava um criminoso de 25 anos, foragido da Justiça com mandado de recaptura em aberto, além de anotações anteriores por tráfico de drogas e roubo. Os outros dois presos foram têm 18 e 27 anos.
Com o trio, os policiais apreenderam 241 trouxinhas de maconha, 120 sacolés de cocaína, um rádio transmissor e R$ 377 em espécie.
Caos no trânsito

Poucas horas depois das duas operações, criminosos reagiram interditando vias importantes. Ônibus foram atravessados nas pistas, complicando o trânsito de quem seguia pela RJ-104, sentido Centro de Niterói, desde a altura da descida da Caixa D'Água.
A Avenida Professor João Brasil, principal ligação da Zona Norte com a Alameda São Boaventura, ficou bloqueada em diferentes pontos, causando medo e atrasos no trânsito.
A Polícia Militar segue em patrulhamento para tentar evitar novas represálias.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!