Briga
Time do Niteroiense recebeu ameaças uma semana antes do jogo
Confusão terminou com a Polícia Militar sendo acionada
O Niteroiense Futebol Clube se manifestou, nesta sexta-feira (15), sobre a confusão que ocorreu na tarde de quinta-feira (14), no Estádio Leônidas da Silva, durante a partida contra o Bonsucesso, válida pela Quarta Divisão do Campeonato Carioca.
De acordo com o comunicado oficial, o Niteroiense recebeu, durante a semana anterior ao jogo, mensagens de ameaças e prints de torcedores rivais. Essas ameaças foram, segundo eles, encaminhadas à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).
"Durante a semana passada, recebemos algumas mensagens e prints de ameaças por parte de torcedores rivais e encaminhamos para a FERJ, que prontamente nos informou que fez contato com o BEPE e que o Bonsucesso solicitou reforço no policiamento", afirmou o clube em nota.
Chegada ao estádio
O Niteroiense explicou que sua delegação chegou ao Estádio Leônidas da Silva com duas horas de antecedência e foi bem recebida pela equipe do Bonsucesso. A torcida do Niteroiense também chegou ao estádio de forma tranquila, cerca de 40 a 50 minutos antes do início da partida.
De acordo com o clube, os torcedores se comportaram de maneira pacífica e ordeira, estendendo suas bandeiras e entoando cânticos. O Niteroiense destacou que muitos de seus torcedores são familiares e simpatizantes do clube, e que seu projeto está crescendo, colhendo frutos positivos.
"Antes do início da partida, a torcida adentrou as dependências do estádio de forma pacífica e ordeira, estendendo suas bandeiras e entoando cânticos. Vale lembrar que os torcedores que nos acompanham são pais, esposas, namoradas e simpatizantes de nosso projeto que está começando e já colhendo bons frutos", afirmou o clube.
Clube lamenta o ocorrido
Além disso, o clube lamentou profundamente os episódios de violência que ocorreram fora de campo, especialmente a tentativa de invasão do estádio e a confusão generalizada que se espalhou tanto no entorno quanto dentro do campo.
"Nosso clube lamenta profundamente os fatos ocorridos e reitera seu compromisso com a ética e com as boas práticas no esporte, sem criar nenhum tipo de rivalidade com qualquer um dos filiados e participantes da competição. Zelamos pelas boas práticas e, acima de tudo, pela paz nos estádios, principalmente nas arquibancadas, onde estão nossas esposas, filhos e nossos pais", explicou no comunicado.
Atuação da Polícia Militar
Em relação à atuação da Polícia Militar, o comando do 22° BPM (Maré) informou que houve uma tentativa de invasão ao Estádio Leônidas da Silva e que policiais que atuavam na segurança do entorno foram rapidamente direcionados aos acessos do estádio para conter os torcedores envolvidos.
Durante a ação, a PM utilizou armamento de menor potencial ofensivo, como spray e gás, para dispersar os manifestantes. Não houve registros de prisões ou apreensões, e o policiamento foi reforçado na região após o incidente.
O Niteroiense fez um apelo às autoridades, cobrando maior segurança em futuras partidas.
"Esperamos que, após os fatos ocorridos, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro atenda às nossas solicitações e entenda que, sem o seu apoio, vamos continuar reféns de pessoas que não podem ser chamadas, tão pouco tratadas, como torcedores", concluiu o clube.
Posicionamento do Bonsucesso
O Bonsucesso Futebol Clube lamentou o ocorrido e assegurou que irá reforçar o esquema de segurança para os próximos jogos no Estádio Leônidas da Silva. Em nota, o clube afirmou:
“O Bonsucesso Futebol Clube lamenta o episódio de invasão de campo no jogo desta quinta-feira, no Leônidas da Silva. O clube preza pela segurança de todos os torcedores, jogadores e demais profissionais envolvidos na partida.
Prioritariamente buscamos identificar o problema e rapidamente foi solucionado. Para que situações como estas não aconteçam novamente, o Bonsucesso reforçará ainda mais o efetivo de segurança nas próximas partidas, além de solicitar suporte e intensificar o diálogo com a Polícia Militar.”
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!