Muito tiro!
Tiroteio dentro da Fiocruz, em Manguinhos, deixa funcionária ferida
Vigilante da instituição foi encaminhado para a delegacia
Uma operação da Polícia Civil, realizada na manhã desta quarta-feira (8) em Manguinhos, resultou em um tiroteio dentro das dependências da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a instituição, uma funcionária do campus foi ferida por estilhaços de uma bala perdida e um supervisor foi encaminhado à delegacia, acusado de dar cobertura aos criminosos. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde da funcionária atingida.
Segundo a Fiocruz, os agentes entraram de forma descaracterizada e sem autorização no campus da instituição (Manguinhos-Maré) durante uma operação que visava a incursão na comunidade de Varginha.
"Um projétil atingiu o vidro da sala de Automação de Bio-Manguinhos, fábrica de vacinas da Fiocruz, e uma funcionária precisou de atendimento médico devido aos estilhaços", informou a instituição.
Além disso, um supervisor da empresa responsável pelos serviços de Vigilância e Segurança Patrimonial foi levado, segundo a Fiocruz, de maneira arbitrária pelos policiais para a delegacia, algemado. O homem, de acordo com a nota, estava realizando o trabalho de desocupação e interdição da área, como medida de segurança para trabalhadores, alunos e outros frequentadores do campus, no momento da ação policial. Ele foi acusado de dar cobertura a supostos criminosos em fuga.
Operação
A operação, parte da Operação Torniquete, contou com a participação de agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da 21ª DP (Bonsucesso) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), e teve como principal objetivo combater o roubo e a receptação de mercadorias na área de Manguinhos.
Durante a ação, criminosos dispararam contra os policiais, levando a um confronto armado. Os agentes apreenderam armas e drogas, mas a contagem dos materiais ainda não foi concluída.
Procurada pelo ENFOCO, a Polícia Civil informou que agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da 21ª DP (Bonsucesso) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) apreenderam armas e drogas. Segundo a nota, o funcionário da Fiocruz foi preso em flagrante por estar auxiliando na fuga de traficantes da comunidade.
Ainda de acordo com a instituição, o objetivo da operação é o combate aos roubos e receptação de cargas praticados pela facção criminosa que explora as comunidades.
"As receitas advindas desses crimes financiam as atividades das organizações, as disputas territoriais e ainda garantem pagamentos a familiares de faccionados, estejam eles detidos ou em liberdade. Durante as diligências, os agentes foram recebidos a tiros pelos criminosos e houve confronto. A ação está em andamento", diz a nota.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!