Polícia

Tráfico proíbe gravações em bailes no Salgueiro

Imagem ilustrativa da imagem Tráfico proíbe gravações em bailes no Salgueiro
Filmagens foram proibidas pelo tráfico de drogas. Foto: Reprodução/ Redes sociais

Menos de uma semana após o vídeo de um baile com a presença de um astro do Trap viralizar, no Complexo do Salgueiro, e chegar ao conhecimento de policiais civis da Delegacia do Mutuá (72ª DP), lideranças do tráfico de drogas da localidade fizeram um comunicado proibindo a filmagem dos eventos realizados de forma clandestina no interior do “quartel-general” do Comando Vermelho em São Gonçalo.

Além de proibir a filmagem dos eventos, o tráfico determinou uma nova regra nos bailes: quem criar confusão durante as festas clandestinas será punido.

“Atenção! Está proibida a filmagem de celular nos eventos do Complexo do Salgueiro. Quem fizer filmagem vai ser obrigado a apagar. Outra coisa não será mais tolerado brigas em nossos bailes, vamos respeitar. Esbarrou ou pisou no pé sem querer peça desculpa, caso contrário será punido”.

Comunicado, que conta com mais de 150 compartilhamentos em uma rede social

Após a filmagem ter milhares de acesso, a Delegacia do Mutuá (72ª DP) instaurou um inquérito para investigar os responsáveis pelo evento, assim como desvendar uma possível participação do crime organizado no financiamento do mesmo, realizado na localidade conhecida como Marinha, uma das oito comunidades que compõem o Complexo do Salgueiro.

“Instauramos um inquérito para investigar os responsáveis pela realização e pagamento do evento. Sabemos que o Complexo do Salgueiro é uma área conflagrada pelo crime organizado e não está descartada a hipótese que os próprios traficantes tenham sido os investidores da apresentação do artista, que é bastante conhecido entre os jovens”.

Delegado Allan Duarte, titular da Delegacia do Mutuá, responsável pela área

O vídeo que circulou nas redes sociais mostra uma parte do show do cantor de Trap com milhares de pessoas à frente do palco do evento irregular. Poucas horas após a apresentação do artista, um perfil ligado ao Comando Vermelho (CV) fez uma postagem provocando quem teria desconfiado da realização do evento.

“Quem desacreditou, tá aí show do TZ da Coronel na Marinha, #ArrastaPraMarinha”, diz a publicação.

Salgueiro: hostel, condomínio e lucro milionário

Com um lucro estimado em cerca de R$ 20 milhões por mês, o tráfico existente no Complexo do Salgueiro é conhecido por abrigar criminosos de diversas partes do país. Recentemente, traficantes do Pará ganharam um espaço no “coração” de Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, e vem se escondendo de operações policiais entre os becos e vielas do principal reduto do Comando Vermelho em São Gonçalo.

Segundo uma investigação realizada em conjunto pelas polícias Civil e Militar, o crime naquela região vem atuando de forma parecida com a milícia e aumentando a sua lucratividade. Entre as cobranças impostas pelo líder do tráfico, conhecido como Rabicó, aos moradores do Complexo do Salgueiro, estão o “gatonet”, taxa sobre comerciantes e internet clandestina.

Além disso, nos últimos meses, o traficante passou a avançar sobre a Área de Preservação Ambiental de Guapimirim (APA) e a Área de Preservação Ambiental de Itaoca e construir loteamentos nessas áreas com o objetivo de aumentar o “caixa” da facção criminosa.

< Mais de 5 milhões de doses da Pfizer são entregues ao Brasil Isenção de ICMS para igrejas deve ser citada em nota fiscal <