Polícia
Tudo no azul: índices de criminalidade despencam em SG
A criminalidade diminuiu em São Gonçalo no mês de outubro, segundo o Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgado na última sexta-feira (26). Os índices são relativos a ocorrências registradas em delegacias de Polícia Civil.
No levantamento, os roubos de rua apresentaram queda de 50%. Ao todo foram registrados 229 casos registrados em outubro. Já no mesmo período em 2020 foram 459. No acunulado, de janeiro a outubro, foram 3.143 ocorrências de roubos de rua. Em 2020, registrados 4.620 no mesmo período. Uma queda de 32%.
No indicador relativo a roubos de veículos houve uma diminuição de 44%. Em outubro de 2021, foram 107 casos, contra 193 em 2020. A queda também foi percebida no índice roubos de carga, em que ocorrências deste tipo em outubro tiveram redução de 15%.
Os roubos de estabelecimentos comerciais caíram 58%. De acordo com ISP, apenas cinco casos foram registrados em outubro de 2021. Já no mesmo período em 2020, foram 12 ocorrências deste crime.
Os crimes de estelionato, tiveram uma queda de 5%. Segundo o ISP 148 casos foram registrados em outubro de 2021. Além disso, a delegacia de São Gonçalo que mais registrou ocorrências deste tipo de crime foi a distrital do Mutuá (72ª DP). Em 2020, foram141 casos.
Os roubos a coletivos também diminuíram. Segundo o último levantamento do ISP, esse indicador apresentou uma queda de 65% em outubro. Foram ao todo 21 casos, contra 44 no mesmo período em 2020.
O crime de furto também foi outro indicador que apresentou queda em outubro. De acordo com o ISP, foram registrados 323 ocorrências. No mesmo período em 2020, 366 casos, e consequentemente, uma diminuição de 11%.
Apreensão X Confrontos
No entanto, as mortes por intervenção por agente do Estado, quando o acusado morre durante confronto com policiais, aumentaram. Somente em outubro foram 17 mortes. No mesmo período em 2020, ao todo 13 pessoas morreram em confrontos. Um aumento de 30%. No acumulado de janeiro a outubro, 184 pessoas morreram. Já em 2020, foram registrados 171 casos, o que representa um aumento de 7%.
No indicador de apreensão de drogas, somente em outubro foram 38 ocorrências, contra 31 no mesmo período em 2020. Um aumento de 22%. Já no acumulado, de janeiro a outubro, foram ao todo 391 apreensões em 2021, e no passado 289 casos. Um crescimento de 35% a mais de apreensões de entorpecentes.
De acordo com o ISP, a polícia também pendeu mais em flagrante. Foram 109 prisões em outubro, contra 81 em 2020, um aumento de 34%.
Integração
Para o comandante do Batalhão de São Gonçalo, tenente-coronel Aristheu Lopes, a queda expressiva nos indicadores de criminalidade em São Gonçalo é fruto de um acompanhamento diário dos índices criminais.
"Tivemos mudanças no planejamento desde a nossa chegada aqui. Fazemos isso observando como a mancha criminal se comporta. Além de uma integração cada vez mais forte com a prefeitura, através da Secretaria de Ordem Pública (Seop), do programa São Gonçalo Presente e também a Polícia Civil. Isso acontece de uma forma em que a gente possa otimizar o nosso policiamento sem deixar vácuo, para que todos os orgãos de segurança pública falem a mesma língua. Não tem mágica e nem mistério, mas a parceria com outros órgãos é fundamental"
Ainda segundo o comandante, outro fator que colaborou para a queda nos índices foi a criação de serviços no batalhão.
"Criamos alguns serviços que funcionam especificamente somente durante a madrugada para combater alguns tipos de delitos. Além disso, também tivemos uma mudança no policiamento às margens da BR-101, com troca de horários e dinâmicas de trabalho. E isso foi possível através da recuperação de efetivo que nós fizemos, enxugando alguns serviços e criando outros"
O secretário de Ordem Pública e coordenador do São Gonçalo Presente, Major David Ricardo aproveitou para enaltecer a parceria com a prefeitura e com o 7º BPM.
“Naturalmente isso contagia os servidores da Secretaria de Ordem Pública e nossos policiais, que absorvem a ideia de que a segurança municipal depende do compromisso de cada um deles. A integração com o 7ªBPM e as distritais é primordial para uma melhor alocação do efetivo e uma investigação eficiente e eficaz dos crimes, aumentando a sensação de segurança e pondo os marginais em seu devido lugar , atrás das grades”
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!