Dicas

Veja aplicativos gratuitos para pais monitorarem os filhos na web

Orientações podem tornar internet um lugar mais seguro

A intenção da orientação é tornar a internet um lugar seguro
A intenção da orientação é tornar a internet um lugar seguro |  Foto: Tânia Rêgo / Agência Brasil
 

A menina de 12 anos que foi sequestrada no Rio e levada para o Maranhão, após marcar um encontro com um homem na internet, acendeu um alerta para a proteção dos menores nestes espaços. A intenção da orientação é tornar a internet um lugar seguro, uma vez que as novas gerações estão cada vez mais focadas na vida cibernética, tanto para o uso educativo quanto para recreação.

Leia+: Dicas para proteger o seu filho dos perigos da internet

Leia + Menina de 12 anos sequestrada desembarca sob escolta no Rio

Leia+: Suspeito de manter menina em cárcere vai responder em liberdade

Pensando nisso, o ENFOCO selecionou cinco aplicativos gratuitos para que os pais monitorem seus filhos. Entretanto é válido ressaltar que, em caso de adolescentes, os pais falem sobre a instalação dos apps. 

1 - Google Family Link

O aplicativo gera um relatório sobre o período de uso e também possibilita controlar o que pode ser comprado na Google Play Store, rastrear a localização, ocultar apps, bloquear o dispositivo e limitar o tempo de uso. Os relatórios sobre as ações do filho no celular podem ser gerados mensalmente ou semanalmente. Para cada criança, até cinco monitores podem ser adicionados. O aplicativo está disponível para iOS e Android.

2. AppBlock

Necessário somente no celular da criança, o AppBlock tem diversas ferramentas que servem para bloquear o uso chamadas, vídeos, fotos, aplicativos e downloads. Na lista de aplicativos instalados, os pais podem bloquear os que preferirem. 

Outro recurso que o aplicativo possibilita é o bloqueio da desinstalação do AppBlock, basta habilitar essa funcionalidade no aplicativo. 

3. Life360

O compartilhamento da localização dos usuários é um recurso utilizado pelo Life360 de forma eficiente, pois os pais podem acompanhar o percurso de cada filho recebendo informações de onde seu filho está ou por onde passou. Quando o filho chega em um local, um alerta é enviado para as pessoas adicionadas dentro de um círculo de monitoramento. 

Caso aconteça alguma situação de emergência, o aplicativo faz uma chamada automática para os perfis selecionados. Se o telefone for perdido ou roubado, ele pode ser rastreado com o recurso da localização precisa do Life360.

4. GPS Rastreador de familia KidsControl

O monitoramento da localização do filho pode ser realizado mesmo sem Internet utilizando coordenadas específicas do GPS Rastreador da família KidsControl. Quando existe conexão, a precisão se torna de 10 a 40 metros maior, mesmo em lugares fechados como estacionamentos subterrâneos, por exemplo. No app, diversos locais como casa ou escola podem ser definidos para que alertas automáticos sejam enviados quando os filhos chegarem. Se o celular de quem é monitorado estiver quase sem bateria, é possível enviar uma mensagem para lembrar do carregamento.

5. Controle Parental Screen Time

Os assuntos que são visualizados em sites, redes sociais e demais conteúdos podem ser monitorados pelo app. As palavras digitadas nos buscadores do navegador do celular são vistas dando maior controle aos pais sobre o que os filhos veem na Internet. Além disso, é possível controlar o tempo que o filho passa no celular. 

< Ex-affair da mexicana Dania diz que ela teria 'cedido' a assédio Após ataque na web, Virgínia revela quanto fatura por mês <