Operação
Vereador é preso por ajudar facção a erguer barricadas na Baixada
Polícia investiga papel do político em muro de favores

O vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso nesta terça-feira (25) durante a “Operação Muro de Favores”, deflagrada pela Delegacia de Combate às Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD).
A ação, integrada à estratégia estadual “Barricada Zero”, revelou um esquema em que criminosos ligados ao Terceiro Comando Puro (TCP) contavam com apoio político para erguer barricadas, dificultar o acesso das forças de segurança e reforçar o domínio territorial em áreas da Baixada Fluminense.
Além do parlamentar, que foi o terceiro mais votado nas eleições de 2024, também foi preso o irmão de um traficante apontado como braço-direito do líder da facção na região.
Segundo as investigações, a organização criminosa atuava nas comunidades Trio de Ouro, em São João de Meriti, e Guacha e Santa Tereza, em Belford Roxo, mesclando tráfico de drogas, homicídios, extorsões de comerciantes e lavagem de dinheiro.
Como era o esquema?
Os agentes identificaram que o núcleo local utilizava armas de fogo de uso restrito e seguia a orientação de um operador de confiança do comando do TCP, que confessou ter cometido três assassinatos, incluindo o de uma mulher, durante confronto com um grupo rival em novembro de 2023.
A operação atingiu o eixo logístico e financeiro da facção, sustentado por uma rede de apoio político e vantagens eleitorais. Áudios e mensagens apreendidos pela polícia mostram que o vereador de São João de Meriti oferecia material e suporte operacional para a instalação de barricadas em Vilar dos Telles, estruturas usadas para impedir o acesso da polícia e até de serviços essenciais, como ambulâncias e equipes de manutenção.
As investigações também indicam que ele negociava nomeações em troca de apoio político, fortalecendo sua base eleitoral por meio de benefícios diretos ao grupo criminoso.
Para a Polícia Civil, a “Operação Muro de Favores” é uma ação estratégica no enfrentamento direto ao crime organizado, à violência e à corrupção na Baixada Fluminense.
Até o momento, a Câmara Municipal de São João de Meriti, o Partido Liberal e a defesa do político ainda não se manifestaram sobre o caso.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!



